website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
laboratório
laboratório

Geral

Ibiporã nossa de cada dia...

Mais um puxa saco, nos dai hoje...

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Ibiporã nossa de  cada dia...
NCI/Arquivo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Caros leitores e leitores caros. É impressionante como algumas pessoas insistem em fazer de Ibiporã, uma cidade provinciana. A começar pela política, onde temos no comando uma  prole de incompetentes que não dão conta do recado, acomodados em cargos comissionados e comandados por um retrógado que leva a administração a mão de ferro e que é somente sua a última palavra. 

***

    Ora,  se entende de tudo, resolve tudo e só o que pensa é o que interessa, para que eleger vereador e nomear secretários? Que administre sozinho! Em parte das muitas reclamações e críticas que esta administração recebe, nem sempre é culpa do secretariado. Embora tenha alguns que nem sabe o que estão fazendo na cadeira. Mas faz o que chefe manda. Isso é o que interessa. Quando um secretário discorda, é exonerado.

Publicidade

Leia Também:

***

   Já há algum tempo, venho observando nas redes sociais a indignação dos cidadãos que pagam seus impostos. E são por "enes" motivos. Vou usar aqui, a opinião de um munícipe (sociólogo e profissional liberal) em sua página no facebook que possui 1400 amigos inscritos.

***

   Ele teceu o seguinte comentário: "Eu estou achando nossa cidade Ibiporã, muito mal cuidada. Apesar de políticos pousarem de atuantes, que gostam dela, não adianta. Alguns desses são empresários, moradores ricos por exemplo, circularem com carros caros e bonitos em um sistema de trânsito dos anos setenta, onde ruas cruzam avenidas funcionando como roleta russa. Temos buracos no centro da cidade, sinalização de faixas de pedestres que não duram um mês e esquinas importantes que não tem semáforos. Aliás, a cidade não tem nenhum! Saibam que aqui já teve semáforo há quase quarenta anos com uma população pela metade e com pouquíssimos carros. Sabiam que no Paraná existem municípios bem menores com semáforos e até calçadão? Aqui tem um sistema de trânsito e de estacionamento rotativo que são incoerentes com a qualidade do sistema viário da nossa cidade. Não sei direito qual a explicação, pode ser apenas complexo de vira latas, ou nossos políticos estão velhos, já não com tanta vontade política e criatividade como os jovens, ou não vivem aqui, só se acomodam nos seus bastidores!"

***

    Pronto, bastou dar sua opinião como cidadão para ser alvo de advogado de fundo de quintal, os chamados eleitor de coleira ou conhecidos puxa-sacos. E já misturam o assunto, fora de contexto e com comparações mais absurdas ainda. Mas o assunto é o trânsito, não é a saúde. Se fosse, não iríamos nos admirar se esta prole não diria que Ibiporã tem a melhor saúde do país. Mas quando o pai e mãe já idosos passam mal, correm para Londrina, com seus planos de saúde e se instalam nos melhores hospitais.

***

   Daí um outro comerciante, cuja mulher tem cargo no município e goza das benesses de não ser fiscalizado pelos órgãos sanitários, rebate sua opinião sugerindo que quem critica, é porque não conhece a realidade de outras cidades como Londrina, por exemplo. Dez vezes maiores que Ibiporã. Por aí se vê a cabecinha do cidadão em querer comparar. Este é o típico eleitor de político de carreira, que faz da vida pública um meio de vida.

***

   Há quem discorde, diz que "Ibiporã é uma cidade muito boa, bem administrada", e recomenda que se visite cidades do mesmo porte e apontar uma delas que tenha o que temos aqui. Num ponto ele tem razão.  Pois vou dizer uma coisa, quando fui assessor de um deputado aí, viajei por todas as cidades do porte de Ibiporã pela região da Amepar. De Curiúva a Porecatú, de fato não encontrei em 44 municípios, um só prefeito que responda por tantas ações de improbidade administrativa na Justiça, condenações diversas, e bens indisponibilizados pela Justiça. Não pode ter uma caixa de fósforo no seu nome.  Logo, este tipo de pessoas não conhece a cidade que mora, sua história e seus políticos.
***
  É de se ter orgulho sim de Ibiporã. Morei anos fora do Brasil e conheci muitos países e suas cidades, e posso dizer que Ibiporã é uma cidade diferenciada. Mas que não pode ficar estagnada por senhores feudais e uma prole de vassalos parados no tempo.
***
   E a opinião do cidadão que motivou esta coluna, está certa. A administração vende uma propaganda de uma cidade que não existe, de uma maravilha que ninguém vê. Os problemas estão aí e são inúmeras a serem resolvidas. E o prefeito quer fazer lago e colocar paver no sítio.
***
   E ele prossegue: "A tá, então não vivemos em uma democracia, só servimos pra votar. Se existem outras cidades com problemas, essa deve ser a justificativa pra fechar os olhos para algumas falhas daqui?" questiona. "Acham então que precisamos sair para outras cidades pra nos conformar,  que então vivemos no Regime do cala boca?" Na opinião do cidadão os políticos não se importam, mas o que pensa incomoda alguns por dois motivos. "Ou são puxa sacos desses políticos ou são gado deles.."
***
    Outro cidadão também concorda. "Ibiporã é uma cidade magnífica, mas muito mal administrada... Londrina e Ibiporã são cidades lindas e não merecem os lixos de administradores atuais..."
***
  Uma coisa é certa. O sistema viário de Ibiporã, precisa ser revisto. Apesar das mudanças já propostas que até hoje, alguns ainda não conseguiram assimilar, como o sistema binário ninja proposto por este alcaide que está aí, que só pensa em fazer rotatórias (Ibiporã é capital das rotatórias), e há coisas que precisam ser revistas. O tráfego pesado de caminhões pelo centro, por exemplo é uma delas.
***
    Apesar das placas, ninguém respeita ou fiscaliza. E o que é que este prefeito tem contra semáforos?  Outra coisa, passou da hora de fechar o trânsito na avenida Paraná da Praça Pio XII até a rua Getúlio Vargas e agraciar a cidade com um calçadão...pode até ser de paver para a alegria do prefeito. Ele adora paver...está colocando até no sítio. E um estacionamento 45 graus no miolo do calçadão à exemplo de Cambé, ficaria ótimo e beneficiaria o comércio central. Do jeito que está, o munícipe tem razão. Está uma zona!
***
   A rua Souza Naves com aquelas rotatórias "sempre livre", mal dá para o caminhão de corpo de bombeiros contornar numa emergência. Precisa subir a avenida dos estudantes e dar a volta pela 19 de Dezembro para chegar ao centro. Ou então acessar pela avenida Prudente de Morais, atropelando também outra ridícula rotatória, num cruzamento que há muito pede um semáforo.
***
   Esperamos que as nova gerações de prefeitos que vem por aí, tenha uma visão futurística, moderna e com vontade de mudar as coisas. Que o simples seja descomplicado e que o barato, deixe de ser caro.  O que custa mais, instalar um semáforo ou licitar uma rotatória? É só avaliar o custo benefício.
 
 
 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Redes sociais
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!