Preocupado com a manutenção básica dos serviços de saúde oferecido pelo município, o vereador Augusto Semprebom que já havia solicitado anteriormente a construção de um novo Posto de Saúde (UBS) para a região norte de Ibiporã, volta a reiterar seu pedido com nova indicação. Semprebom justifica que a crescente demanda considerando a densidade populacional especialmente nos bairros Jardim Las Vegas, Residencial Tupy, Angelo Maggi, Jardim Canaã, Padre Rino Nogarotto, Miguel Antigo, Jardim Cinquentenário, Jardim São Francisco, e nas comunidades adjacentes. “A instalação de uma nova Unidade Básica de Saúde para atender a população daquela vasta área territorial já se faz urgente”, observou o vereador.
Semprebom destaca que “a atual Unidade Básica de Saúde Central, embora prestando atendimento relevante, tem enfrentado um elevado fluxo de demanda, resultando em longas filas e dificuldades para atender adequadamente à crescente população local. A saturação do serviço não apenas compromete a qualidade do atendimento, mas também impõe desafios significativos aos pacientes que dependem dos serviços de saúde primária. Em razão disso, é fundamental a implementação de uma UBS na região Norte, com foco na descentralização do atendimento, proporcionando à população acesso mais rápido, eficaz e humanizado aos serviços de saúde.”
Para o vereador, a nova UBS deve ter a capacidade de oferecer atendimentos de consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação, exames básicos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de outros serviços essenciais à saúde pública. “Esse centro de saúde deve ser construído de maneira estratégica, levando em consideração a proximidade e a acessibilidade aos bairros mencionados, facilitando o deslocamento da população e minimizando o impacto no fluxo de pacientes da UBS Central. Além de desafogar a demanda atual, a instalação de uma UBS na região Norte trará benefícios consideráveis para a saúde e bem-estar da população, permitindo um atendimento mais ágil, a redução da sobrecarga nos serviços existentes e a ampliação do acesso à saúde básica, essencial para a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida”, destacou.
É de relevância destacar que a construção de uma nova UBS deve estar alinhada com as normas e diretrizes estabelecidas pela legislação municipal, respeitando o Plano Municipal de Saúde e as regulamentações do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo é não apenas garantir a expansão da rede de atendimento, mas também assegurar que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz, atendendo às reais necessidades da comunidade local”, pontuou.
Dessa forma, em cumprimento ao dever de promover o bem-estar coletivo e garantir os direitos fundamentais de acesso à saúde, o vereador requer que sejam tomadas as devidas providências para esta importante e necessária obra. “Esta ação contribuirá significativamente para a melhoria da saúde pública, oferecendo mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos, ao mesmo tempo em que aliviará a sobrecarga da UBS Central, permitindo que os serviços de saúde sejam distribuídos de forma mais justa e eficiente em todo o município. Por isso, peço atenção especial do prefeito José Maria para que considere este pedido visando atender a demanda necessária para a população da região norte”, finalizou
Comentários: