website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Prefeitura "inventa moda" ao inovar faixa de pedestre no centro de Apucarana

Conselho de Trânsito do Paraná determina que faixas de pedestres irregulares sejam arrumadas

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Prefeitura
Divulgação/g1
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    O Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR) determinou que a Prefeitura de Apucarana arrume as faixas de pedestres instaladas na Rua Ponta Grossa, no centro da cidade. O modelo "obra de arte" adotado no projeto é irregular, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) porque a faixa de pedestre preenche toda a rua.

   As faixas ocupam todos os cruzamentos da rua, avançam pelas esquinas e terminam nas vias laterais. A Senatran informou que há apenas dois formatos.  A secretaria enviou um ofício ao Conselho de Trânsito cobrando providências. Integrantes do órgão se reuniram na última segunda-feira (15) e determinaram que as faixas sejam regularizadas. Na terça-feira (16), o presidente do Conselho, João Carlos Ortega, encaminhou outro ofício à Prefeitura de Apucarana determinando que a regularização aconteça em até 5 dias.

   "Frisou-se a responsabilização objetiva da autoridade de trânsito municipal por qualquer intercorrência, como atropelamentos e colisões que porventura possam ocorrer, diante da possibilidade da sinalização irregular confundir os usuários da via", diz Ortega no documento. Em nota, a prefeitura disse que ainda não foi notificada. 

Publicidade

Leia Também:

Como devem ser as faixas

    Segundo a Senatran, as faixas podem ser de dois tipos: zebrada ou paralela. No modelo zebrado, a largura de cada linha deve variar de 0,30 m a 0,40 m. A distância entre elas deve variar de 0,30 m a 0,80 m. Neste formato, a faixa deve ter comprimento de 3 metros, mas pode ser ampliada para 4 metros dependendo do volume de pedestres e da visibilidade.  Já a faixa paralela, conforme a Senatran, só pode ser instalada em locais com semáforo. A largura das linhas deve variar de 0,40 m a 0,60 m. A distância mínima entre as linhas deve ser de 3 metros.

 
FONTE/CRÉDITOS: g1/PR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!