O Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR) determinou que a Prefeitura de Apucarana arrume as faixas de pedestres instaladas na Rua Ponta Grossa, no centro da cidade. O modelo "obra de arte" adotado no projeto é irregular, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) porque a faixa de pedestre preenche toda a rua.
As faixas ocupam todos os cruzamentos da rua, avançam pelas esquinas e terminam nas vias laterais. A Senatran informou que há apenas dois formatos. A secretaria enviou um ofício ao Conselho de Trânsito cobrando providências. Integrantes do órgão se reuniram na última segunda-feira (15) e determinaram que as faixas sejam regularizadas. Na terça-feira (16), o presidente do Conselho, João Carlos Ortega, encaminhou outro ofício à Prefeitura de Apucarana determinando que a regularização aconteça em até 5 dias.
"Frisou-se a responsabilização objetiva da autoridade de trânsito municipal por qualquer intercorrência, como atropelamentos e colisões que porventura possam ocorrer, diante da possibilidade da sinalização irregular confundir os usuários da via", diz Ortega no documento. Em nota, a prefeitura disse que ainda não foi notificada.
Como devem ser as faixas
Segundo a Senatran, as faixas podem ser de dois tipos: zebrada ou paralela. No modelo zebrado, a largura de cada linha deve variar de 0,30 m a 0,40 m. A distância entre elas deve variar de 0,30 m a 0,80 m. Neste formato, a faixa deve ter comprimento de 3 metros, mas pode ser ampliada para 4 metros dependendo do volume de pedestres e da visibilidade. Já a faixa paralela, conforme a Senatran, só pode ser instalada em locais com semáforo. A largura das linhas deve variar de 0,40 m a 0,60 m. A distância mínima entre as linhas deve ser de 3 metros.
Comentários: