website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025

Esportes

Ibiporã teve representante na arbitragem nos Jogos Universitários do Paraná

O Judoka, professor e árbitro da Federação Paranaense de Judô, Augusto Semprebom, participou do evento

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Ibiporã teve representante na arbitragem nos Jogos Universitários do Paraná
JUPS/PR/SEES
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Os Jogos Universitários do Paraná (JUPS) de 2024 chegaram ao fim na última quinta-feira em Guarapuava, definindo os campeões de todas as modalidades entre elas, o judô. Nesta  63ª edição do evento, a competição contou com a participação de um ibiporanense no arbitral da modalidade. O judoka e professor do 3° DAN da Federação Paranaense de Judô, e árbitro oficial da mesma organização, Augusto Semprebom, fez parte da comitiva convidada para arbitrar os embates que definiram os atletas que irão participar da 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros de 2024 (JUBS), que serão realizados em Brasília, entre 8 e 19 de outubro.



    As competições iniciaram no dia 6 de julho e, durante seis dias, reuniram mais de 2,1 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e equipes de arbitragem.   Os universitários competiram nas modalidades acadêmico (entregas de artigos), atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquete 3x3, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, parabadminton, paratênis de mesa, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez, todas nas categorias masculino e feminino.

    Segundo o árbitro, Augusto Semprebom "esta competição integra uma das principais linhas de investimentos do Governo do Estado, destinada ao desporto educacional. Essa linha é formada pelos Jogos Escolares, Jogos da Juventude e Jogos Universitários.  O título geral ficou com a Unicesumar, seguida da UEM, ambas de Maringá. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba, fechou o pódio", explicou Semprebom, que tem no judô, bagagem e experiência desde aos 4 anos de idade, quando iniciou nesta modalidade no esporte.

Publicidade

Leia Também:

Judoka Augusto Semprebom: Primeiro árbitro da direita para esquerda, ao lado do banner dos jogos

    Promovidos pelo Governo do Estado, os JUPS são organizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Federação do Desporto Universitário, a Prefeitura de Guarapuava e com a UniGuairacá. Eles fazem parte do rol de 11 jogos oficiais do Estado.  “A parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários tem sido fundamental para o crescimento e fortalecimento dos projetos esportivos em todo o estado.  Esta filosofia de trabalho acaba impulsionando o esporte também nas secretarias municipais de esportes, como no caso de Ibiporã”, afirma Semprebom que também é servidor público que apoia o esporte.

    A quem possa interessar, os documentos oficiais dos JUPS, como boletins, resultados das modalidades individuais e coletivas, além das classificações finais, estão disponíveis na página oficial da Paraná Esporte e também no aplicativo da Paraná Esporte, que pode ser baixado na App Store e no Google Play.  Nas definições por representações do Judô, assim ficaram definidas as classificações por município. Judô feminino: Ouro - Unicesumar (Maringá), Prata - UTFPR (Curitiba), Bronze - UEM (Maringá). No judô masculino: Ouro - Unicesumar (Maringá), Prata - UEM (Maringá), Bronze - UTFPR (Curitiba).

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/SEES/PR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )