

Num só trecho, no início da avenida Paraná, mais de quatro lâmpadas queimadas. Um verdadeiro descaso!
O grupo “Fiscaliza Ibiporã”, composto pessoas que se importam com o cuidado com a cidade, andou fazendo uma blitz, pelo centro durante a noite. A Praça Pio XII, foi um dos locais que chamou a atenção pela precariedade na iluminação pública. São vários postes com as lâmpadas queimadas cuja manutenção, cabe a secretaria de obras do município. Na administração passada, semanalmente uma equipe do barracão, cumpria o ritual de observar onde se encontravam lâmpadas queimadas e as mesmas eram substituídas num mesmo dia. Depois da mudança na administração municipal, mudou-se também o sistema que antes era atendido até mesmo com um simples telefonema na ouvidoria municipal. Hoje, sem ouvidoria (o telefone só toca e ninguém atende) e quando atende deve ser surdo, porque os reclames não são atendidos. A questão da iluminação é só um exemplo, já que outras questões também ficam alheiros a soluções imediatas.


Além da iluminação precária na praça, o grupo também observou que as peças de arte que adornam o entorno da praça, voltaram a ser alvos de pichadores, bem como os bancos doados por famílias pioneiras e até mesmo empresas instaladas no município. Para alguns membros, o descaso com a iluminação pública favorece a prática deste crime, o que mantém os pichadores impunes.
Sem levar em conta o risco de pequenos furtos e assaltos geralmente cometidos enquanto ao cidadão aguarda o transporte coletivo. Há queixas de mais de três furtos de telefones celulares diariamente na Praça Pio XII e impera ali a insegurança e o medo de transitar à noite.
“É muito comum ver a polícia no entorno da praça, como se estivesse procurando algum suspeito no local durante o dia. O quarteirão inteiro fica escuro à noite. A manutenção do local está realmente precária”, relatou um aposentado.
Antes o “cassino dos idosos”, (fumódromo) funcionava até por volta das 21 horas quando era bem iluminado. Agora que está um “breu” o povo vai para casa cedo, e nem a polícia transita por ali durante a noite. No ponto de taxi, raramente fica alguém trabalhando até tarde, pois até mesmo estes profissionais ficam fragilizados. Mas também não reclamam porque temem que o prefeito retire o ponto dali. Até mesmo o bebedouro de água gelada instalado na administração passada a pedido do vereador Rafael da Farmácia já foi alvo de vandalismo. E assim, fica a cobrança para que dias melhores e mais iluminados venham acontecer com as providências necessárias e a obrigação do poder público, cumprida.


Comentários: