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Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
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Centro Automotivo "Impacto Prime" é multada em R$ 41 mil reais pelo Procon por prática de lesão ao consumidor

Empresa depenava os veículos e danificava propositalmente peças para substituí-las por novas

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Centro Automotivo
Reprodução g1/PR
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     Um centro automotivo da Impacto Prime denunciado por danificar propositalmente carros de clientes para induzir serviços de reparo assinou um acordo com o Procon de São José dos Pinhais para devolver o dinheiro de clientes que registraram queixas contra a loja. A empresa foi alvo de uma operação do órgão em novembro de 2023. Na ocasião, dois centros, que haviam sido multados anteriormente, foram fechados provisoriamente. 

   O Procon apurou que as lojas atraiam clientes com a venda de pneus com preços abaixo do mercado. Em seguida, praticavam a "venda casada" de serviços e induziam os clientes a contratar outros tipos de manutenção no veículo. A loja foi penalizada com uma multa de R$ 41.396,63 e a devolver o dinheiro de 34 clientes que fizeram reclamações no Procon até a assinatura do Termo de Acertamento de Conduta (TAC).

   Lojas atraiam clientes com a venda de pneus com preços abaixo do praticado no mercado

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   Segundo o Procon, parte do valor da multa foi direcionado para a compra de cestas básicas destinadas à Secretaria de Assistência Social (Semas) de São José dos Pinhais, que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. Por meio do acordo, a empresa também se comprometeu a revisar os procedimentos internos de atendimento ao consumidor e suspender as práticas abusivas.

   Caso não respeite os termos do TAC, a loja deverá pagar uma multa de R$ 1 milhão, conforme o Procon. A advogada Leticia Mendes, responsável pela defesa da Impacto Prime, confirmou os ajustes das condutas da empresa, incluindo a substituição de procedimentos e troca de equipes. "Acredito que iniciamos uma nova fase. O Procon nos auxiliou em muitos esclarecimentos e intermediações de acordos e reduzimos a zero as reclamações com os ajustes que fizemos", afirmou. 

   Clientes lesados podem procurar o Procon

   O órgão informou que consumidores que tiveram problemas com a empresa, mas não registraram a reclamação até a abertura do acordo podem procurar o Procon de São José dos Pinhais, caso morem na cidade. Se o consumidor for de outra cidade, deve procurar o Procon Paraná. RELEMBRE: 'Cada vez que eu voltava tinham mais consertos para fazer', diz cliente

https://globoplay.globo.com/v/12544341/

FONTE/CRÉDITOS: g1/PR
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