Uma mulher foi presa em Rolândia, no norte do Paraná, na manhã desta segunda-feira (29) suspeita de atrair vítimas pelas redes sociais e aplicar o golpe conhecido como 'Boa noite, Cinderela', informou a Polícia Civil. Conforme a polícia, a mulher presa após diálogos na internet, marcava encontros com as vítimas nas casas delas. Nos encontros ela e a vítima consumiam bebidas alcoólicas, momento em que era adicionada a droga à bebida e a vítima ficava inconsciente.
Era neste momento, segundo a polícia, que ela roubada diversos pertences das vítimas, como joias, relógios e dinheiro. A prisão ocorreu durante uma operação que apura a prática do crime após nove denuncias de vítimas recebidas na delegacia de Cambé, na mesma região do estado. A operação também mira um homem suspeito de receber os valores roubados. Contra ele, que mora em Londrina, a um mandado de prisão preventiva, porém ele não foi localizado e é procurado pela polícia nesta segunda (29). Segundo a polícia, o golpe ocorria desde o ano passado e foi denunciado em Cambé.

O “Boa noite, Cinderela” é um golpe no qual a vítima é dopada ao ingerir uma bebida alcoólica misturada com uma ou mais substâncias alcalóides (de origem natural ou sintética). O etanol (álcool) utilizado em bebidas alcoólicas, nesse caso, é usado como potencializador dos efeitos da substância.
Homens e mulheres podem ser vítimas do “Boa noite, Cinderela”, um golpe aplicado por pessoas mal-intencionadas com o intuito de realizar assaltos, sequestros ou abusar sexualmente da vítima. Ao ingerir a bebida misturada com a droga, a pessoa tem sua atenção e memória afetadas, o que a torna submissa ao criminoso. Além de estar suscetível aos crimes citados, a pessoa que cai no “Boa noite, Cinderela” também pode ter sua saúde afetada e pode, até mesmo, morrer, pois não se sabe como a droga fará efeito em seu organismo.
Entre as substâncias químicas utilizadas no golpe “Boa noite, Cinderela”, temos a escopolamina, os subprodutos da dimetiltriptamina, a cetamina, o flunitrazepam, o gama-hidroxibutírato (GHB) e alguns anti-histamínicos. Uma ou mais dessas substâncias administradas juntamente com álcool formam uma droga, que pode ser utilizada no “Boa noite, Cinderela”.
Os efeitos das drogas usadas no “Boa noite, Cinderela” variam de indivíduo para indivíduo e dependem da dose ingerida. Os sintomas mais comuns são amnésia, sonolência, inconsciência, alucinações, vômitos, podendo evoluir para um estado de coma. Além dos sintomas relatados, a vítima do “Boa noite, Cinderela” perde a inibição e não consegue discernir o certo e o errado. Dessa forma, não é capaz de agir ou tomar decisões de forma consciente, ficando vulnerável às intenções de outra pessoa.
O efeito de perda de memória causado pelas substâncias do “Boa noite, Cinderela” é chamado no meio médico de blackout. Esse efeito pode ocorrer de forma total ou fragmentada. No blackout total, a pessoa não se lembra de nada do que ocorreu durante a intoxicação. Já no blackout parcial, a pessoa lembra-se de fragmentos do que ocorreu durante o período em que esteve dopada.

Comentários: