Folha Regional On line

Coluna/Opinião

ESCOLA BILINGUE EM IBIPORÃ

Educação em igualdade para todos?

ESCOLA BILINGUE EM IBIPORÃ
https://www.google.com.br/search?q=escola+bilingue
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 Olá! Tudo bem com vocês?
Temos presenciado diversas situações inusitadas na Educação, a comunidade também fica indignada  com o Ensino Municipal mas confesso que , ao ler o desabafo de um pai consciente, dessa  vez , não é possível calar…
 Ele postou o seguinte…
"Bom dia grupo ! Posso estar equivocado no meu pensamento, mas não vou deixar de opinar! 
Acho que todas escolas deveriam ter a grade curricular padrão, assim todos alunos estariam em pé de igualdade no ensino. 
Não concordo em algumas escolas ter disciplina extra e em outras não! 
Exemplo : escola cívico-militar e agora a escola bilíngue. 
Poucos são privilegiados e muitos são esquecidos , o lema de não deixar ninguém pra trás não está sendo colocado em prática".

 Então… puxando na memória…  e vocês viveram isso conosco…Em 2013, ao assumir a Secretaria  Municipal de Educação enfrentamos grande desafio para garantir o direito de todos os professores e professoras em receberem formação continuada adequada nas diversas áreas de atuação…

1- O fato  era que, formação  para utilizar a lousa digital era  ofertada  apenas  para um pequeno grupo de professores do Ensino Fundamental…Para Educação Infantil… nem pensar…
2- Disciplinas como Arte e Língua Inglesa contavam com alguns poucos professores com formação específica… ficando então por conta do Pedagogo o trabalho com estas disciplinas, ou também pelos professores CLTs com contratos anuais de trabalho…
3- Embora o Regimento do Magistério orientasse a obrigatoriedade de profissionais com formação específica, era grande o embate com a Administração da época (a mesma de agora) chegando ao ponto de, mesmo diante de solicitação do Ministério Público e do Sindicato dos Servidores, a Administração  junto da Procuradora Geral do município na época, solicitaram a “extinção“ da Língua Inglesa na Rede Municipal…
Foram grandes embates entre os interesses pedagógicos da Secretaria  Municipal de Educação com a então Administração da época                       (*a mesma de agora)
Então, após estes diversos  e desconfortáveis debates entre a Secretaria  Municipal de Educação  e a Administração da época ( *a mesma de agora) conseguiu-se que fosse realizado  ao menos um concurso para professores específicos temporários ( CLTs)… foram poucos os aprovados…
4-  Como resultado do impasse, entre  final de 2015, ao início de 2016 foi possível proporcionar profissionais específicos para a maioria das turmas na época… (lembrando que as aulas de Língua Inglesa eram ministradas APENAS nas Escolas  de Tempo Integral…)
5-  Somente no ano de 2017, quando o novo Prefeito assumiu, é que a Secretaria Municipal de Educação conseguiu expandir  qualitativa e progressivamente a Língua inglesa. Em  2019, 2020, TODAS as turmas do Ensino Fundamental foram contempladas com a disciplina contando com profissionais específicos! O mesmo ocorreu com a disciplina de Arte que, anteriormente era ministrada, na maioria das vezes, pelo Professor Pedagogo…
Vale  a pena refletir e questionar…
* para ensinar algo a alguém é necessário certo domínio e experiência… isso  deve ocorrer com todas as áreas e profissões… portanto; haverá profissionais tanto do Ensino Fundamental, quanto da Educação Infantil seguramente habilitados  para tal desafio?
* será que os professores serão responsabilizados caso  haja insucesso  do trabalho ? Seria justo?
* qual  será a postura do Sindicato diante dessa ideia? Se antes cobravam professores específicos para todas as turmas!??
*  SERÁ QUE… mais uma vez  a qualidade pedagógica na visão do atual gestor  servirá apenas como jogada política para a mídia?

Marketing? (a primeira escola bilíngue do Paraná…) Enganação?

Sacrifício dos professores envolvidos? E a formação dos professores ficará apenas par alguns, como fez com a Lousa Digital e outras áreas na época anterior?
Escola bilíngue em Ibiporã????

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!