website page view counter

Folha Regional Online

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

Geral

ESCOLA BILINGUE EM IBIPORÃ

Educação em igualdade para todos?

Margareth Coloniezi
Por Margareth Coloniezi
ESCOLA BILINGUE EM IBIPORÃ
https://www.google.com.br/search?q=escola+bilingue
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 Olá! Tudo bem com vocês?
Temos presenciado diversas situações inusitadas na Educação, a comunidade também fica indignada  com o Ensino Municipal mas confesso que , ao ler o desabafo de um pai consciente, dessa  vez , não é possível calar…
 Ele postou o seguinte…
"Bom dia grupo ! Posso estar equivocado no meu pensamento, mas não vou deixar de opinar! 
Acho que todas escolas deveriam ter a grade curricular padrão, assim todos alunos estariam em pé de igualdade no ensino. 
Não concordo em algumas escolas ter disciplina extra e em outras não! 
Exemplo : escola cívico-militar e agora a escola bilíngue. 
Poucos são privilegiados e muitos são esquecidos , o lema de não deixar ninguém pra trás não está sendo colocado em prática".

 Então… puxando na memória…  e vocês viveram isso conosco…Em 2013, ao assumir a Secretaria  Municipal de Educação enfrentamos grande desafio para garantir o direito de todos os professores e professoras em receberem formação continuada adequada nas diversas áreas de atuação…

1- O fato  era que, formação  para utilizar a lousa digital era  ofertada  apenas  para um pequeno grupo de professores do Ensino Fundamental…Para Educação Infantil… nem pensar…
2- Disciplinas como Arte e Língua Inglesa contavam com alguns poucos professores com formação específica… ficando então por conta do Pedagogo o trabalho com estas disciplinas, ou também pelos professores CLTs com contratos anuais de trabalho…
3- Embora o Regimento do Magistério orientasse a obrigatoriedade de profissionais com formação específica, era grande o embate com a Administração da época (a mesma de agora) chegando ao ponto de, mesmo diante de solicitação do Ministério Público e do Sindicato dos Servidores, a Administração  junto da Procuradora Geral do município na época, solicitaram a “extinção“ da Língua Inglesa na Rede Municipal…
Foram grandes embates entre os interesses pedagógicos da Secretaria  Municipal de Educação com a então Administração da época                       (*a mesma de agora)
Então, após estes diversos  e desconfortáveis debates entre a Secretaria  Municipal de Educação  e a Administração da época ( *a mesma de agora) conseguiu-se que fosse realizado  ao menos um concurso para professores específicos temporários ( CLTs)… foram poucos os aprovados…
4-  Como resultado do impasse, entre  final de 2015, ao início de 2016 foi possível proporcionar profissionais específicos para a maioria das turmas na época… (lembrando que as aulas de Língua Inglesa eram ministradas APENAS nas Escolas  de Tempo Integral…)
5-  Somente no ano de 2017, quando o novo Prefeito assumiu, é que a Secretaria Municipal de Educação conseguiu expandir  qualitativa e progressivamente a Língua inglesa. Em  2019, 2020, TODAS as turmas do Ensino Fundamental foram contempladas com a disciplina contando com profissionais específicos! O mesmo ocorreu com a disciplina de Arte que, anteriormente era ministrada, na maioria das vezes, pelo Professor Pedagogo…
Vale  a pena refletir e questionar…
* para ensinar algo a alguém é necessário certo domínio e experiência… isso  deve ocorrer com todas as áreas e profissões… portanto; haverá profissionais tanto do Ensino Fundamental, quanto da Educação Infantil seguramente habilitados  para tal desafio?
* será que os professores serão responsabilizados caso  haja insucesso  do trabalho ? Seria justo?
* qual  será a postura do Sindicato diante dessa ideia? Se antes cobravam professores específicos para todas as turmas!??
*  SERÁ QUE… mais uma vez  a qualidade pedagógica na visão do atual gestor  servirá apenas como jogada política para a mídia?

Publicidade

Leia Também:

Marketing? (a primeira escola bilíngue do Paraná…) Enganação?

Sacrifício dos professores envolvidos? E a formação dos professores ficará apenas par alguns, como fez com a Lousa Digital e outras áreas na época anterior?
Escola bilíngue em Ibiporã????

Comentários:
Margareth Coloniezi

Publicado por:

Margareth Coloniezi

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )