Olá! Tudo bem com vocês?
Temos presenciado diversas situações inusitadas na Educação, a comunidade também fica indignada com o Ensino Municipal mas confesso que , ao ler o desabafo de um pai consciente, dessa vez , não é possível calar…
Ele postou o seguinte…
"Bom dia grupo ! Posso estar equivocado no meu pensamento, mas não vou deixar de opinar!
Acho que todas escolas deveriam ter a grade curricular padrão, assim todos alunos estariam em pé de igualdade no ensino.
Não concordo em algumas escolas ter disciplina extra e em outras não!
Exemplo : escola cívico-militar e agora a escola bilíngue.
Poucos são privilegiados e muitos são esquecidos , o lema de não deixar ninguém pra trás não está sendo colocado em prática".
Então… puxando na memória… e vocês viveram isso conosco…Em 2013, ao assumir a Secretaria Municipal de Educação enfrentamos grande desafio para garantir o direito de todos os professores e professoras em receberem formação continuada adequada nas diversas áreas de atuação…
1- O fato era que, formação para utilizar a lousa digital era ofertada apenas para um pequeno grupo de professores do Ensino Fundamental…Para Educação Infantil… nem pensar…
2- Disciplinas como Arte e Língua Inglesa contavam com alguns poucos professores com formação específica… ficando então por conta do Pedagogo o trabalho com estas disciplinas, ou também pelos professores CLTs com contratos anuais de trabalho…
3- Embora o Regimento do Magistério orientasse a obrigatoriedade de profissionais com formação específica, era grande o embate com a Administração da época (a mesma de agora) chegando ao ponto de, mesmo diante de solicitação do Ministério Público e do Sindicato dos Servidores, a Administração junto da Procuradora Geral do município na época, solicitaram a “extinção“ da Língua Inglesa na Rede Municipal…
Foram grandes embates entre os interesses pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação com a então Administração da época (*a mesma de agora)
Então, após estes diversos e desconfortáveis debates entre a Secretaria Municipal de Educação e a Administração da época ( *a mesma de agora) conseguiu-se que fosse realizado ao menos um concurso para professores específicos temporários ( CLTs)… foram poucos os aprovados…
4- Como resultado do impasse, entre final de 2015, ao início de 2016 foi possível proporcionar profissionais específicos para a maioria das turmas na época… (lembrando que as aulas de Língua Inglesa eram ministradas APENAS nas Escolas de Tempo Integral…)
5- Somente no ano de 2017, quando o novo Prefeito assumiu, é que a Secretaria Municipal de Educação conseguiu expandir qualitativa e progressivamente a Língua inglesa. Em 2019, 2020, TODAS as turmas do Ensino Fundamental foram contempladas com a disciplina contando com profissionais específicos! O mesmo ocorreu com a disciplina de Arte que, anteriormente era ministrada, na maioria das vezes, pelo Professor Pedagogo…
Vale a pena refletir e questionar…
* para ensinar algo a alguém é necessário certo domínio e experiência… isso deve ocorrer com todas as áreas e profissões… portanto; haverá profissionais tanto do Ensino Fundamental, quanto da Educação Infantil seguramente habilitados para tal desafio?
* será que os professores serão responsabilizados caso haja insucesso do trabalho ? Seria justo?
* qual será a postura do Sindicato diante dessa ideia? Se antes cobravam professores específicos para todas as turmas!??
* SERÁ QUE… mais uma vez a qualidade pedagógica na visão do atual gestor servirá apenas como jogada política para a mídia?
Marketing? (a primeira escola bilíngue do Paraná…) Enganação?
Sacrifício dos professores envolvidos? E a formação dos professores ficará apenas par alguns, como fez com a Lousa Digital e outras áreas na época anterior?
Escola bilíngue em Ibiporã????
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