website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Geral

Artesanato, a arte cheia de histórias

Universo Compartilhado Colab é o espaço colaborativo em Curitiba de pequenos empreendedores, especialmente artesãos que produzem

Veronica Pacheco
Por Veronica Pacheco
Artesanato, a arte cheia de histórias
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O artesanato é uma arte e um costume extremamente antigo. Todos já devem ter tido contato com algum tipo de artesanato na família ou por meio de pessoas próximas, seja aquele pano de prato ou toalha bordada, crochê, peças de bijuteria, uma customização ou até mesmo uma bolacha especial, geleia ou outra comidinha deliciosa e única. É esse trabalho tão rico, cheio de história, cheio de criatividade e originalidade que muitas pessoas se dedicam.

Na vida de Vera Lucia Casteleins dedicar-se ao artesanato foi uma saída para a depressão. Após aposentar-se depois de anos vivendo uma vida agitada nas salas de aulas, o descanso e os dias tranquilos foram um baque. Decidiu então aprender a costurar e, olhando para seu guarda-roupa cheio, viu muitas roupas que não usava mais. Passou a fotografar as roupas que estavam em perfeito estado e vender nas feiras da Universo Compartilhado Colab. Quando as roupas antigas acabaram, Vera começou a garimpar e o processo de curadoria a encantou.

Seu contato com o artesanato expandiu quando ela começou a fazer e comercializar patchwork (trabalho que faz a junção de vários tecidos em determinados pontos formando uma peça maior), trilhos de mesa, toalhas de mesa, guardanapos, jogos americanos, necessaires, entre outras peças. “Esse processo se tornou muito prazeroso e nas feiras é muito bom ter contato com pessoas e contato com clientes. Enxerguei a ideia de outros, criei novos vínculos e tudo isso me deu a possibilidade de não entrar em uma depressão profunda, porque agora tenho com o que me ocupar”, diz a artesã.

Publicidade

Leia Também:

 

Foi entendendo a singularidade de trabalhos como o de Vera que Valéria Andrade (foto) criou a Universo Compartilhado Colab, espaço colaborativo para pequenos empreendedores, onde Vera expõe seus produtos. "As feiras que organizamos são a chance de dar oportunidade e valor ao trabalho artesanal e artístico dos pequenos empreendedores da cidade que trazem toda essa afetividade com seus produtos”, explica Valéria.

Além de apoiar o trabalho de artesões, consumir artesanato é também levar em um produto uma história, o amor e carinho daquele artista, uma sensação e um afeto para sempre com você ou para aquela pessoa amada

FONTE/CRÉDITOS: Veronica Pacheco
Comentários:
Veronica Pacheco

Publicado por:

Veronica Pacheco

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!