O troca-troca de partidos visando as eleições deste ano, especialmente no âmbito municipal, começam a preocupar os pré-candidatos ao legislativo em Ibiporã. A agonia, se demonstra especialmente aos já eleitos que buscam reeleição e a recente troca de legenda, já começam a preocupar alguns na medida em que o quadro eleitoral vai se definindo.
***
Não é segredo para ninguém que há um descrédito da população na atuação de alguns vereadores, dado a falta de empenho especialmente na fiscalização da saúde, fato este evidenciado frente as denúncias na condução da pasta. Outro fator é o baixo desempenho dos já chamados vereadores de um mandato só, ou do último mandato.
***
Quem trabalhou os últimos três anos e cinco meses, estão seguros. E quem deixou para correr atrás somente agora, vai ter que remar muito, porque o processo eleitoral vai exigir. E ainda há o apelo pela mudança! Será necessário mais do que posar de "vaquinha de presépio" em fotografia ao lado do prefeito.
***
E tem aquela história do "partido prá chamar de seu", caso do PP de Ibiporã comandado pelo ex-vereador Roberval dos Santos que colocou na presidência o bombeiro aposentado Mauro Bianco, marido da ex-vereadora Maria do Sindicato. Sob a ótica de veteranos na política, entendem que montou o partido apenas para elegê-lo. Não à toa que houve desentendimento no grupo.
***
A pré-candidatura de Roberval para esta campanha ainda não decolou. E o tal do vice, está difícil de encontrar. Nos bairros poucos se lembram de que foi vereador, e em enquetes já realizadas, mesmo sem valor legal, continua na rabeira dos demais. Logo não será novidade se desistir de concorrer ao Executivo e usar o "seu" partido para lhe colocar na única cadeira de vereador que a sigla tem chance de fazer.
***
O ex-prefeito Beto Baccarim ainda analisa a situação, se compõem ou não com o PP. Mas há indícios de que prefere disputar o legislativo onde poderá contribuir muito mais com sua experiência de que um cargo de vice. Vice em Ibiporã, a história retrata que não apita nada.
***
Embora alguns se aborreçam com a opinião deste colunista, e têm todo o direito de discordar, mas a opinião é pessoal, arrisco a dizer que desta Câmara, se reelegem apenas três ou quatro vereadores especialmente no que diz respeito à legislação eleitoral.
***
A descentralização do poder, concentrando decisões em âmbito municipal, destaca a relevância dessas eleições para a vida cotidiana dos cidadãos. Estamos na rua no dia a dia e, nesse contexto, percebemos que os eleitores até mesmo os chamados leigos, estão cientes que já deu para alguns. E nesta até o atual prefeito tem sua fatia de rejeição. Especialmente na Zona Sul.
***
Já esta chuva de pré-candidatos a prefeito buscam apenas "um lugar ao sol", esperando o momento para apoiar este ou aquele pré candidato com chances de ser eleito. E não há dúvidas que haverá surpresa, lembrando que alguns pré-candidatos a vereador já admitem que “erraram no prognóstico", e podem ficar de fora da disputa. A mudança de partido pode não oferecer o resultado esperado.
***
Poderíamos listar aqui os nomes de alguns já postos como pré-candidatos ao legislativo, dentre as que estão aí anunciadas. E é aí que mora a surpresa. Tem gente nova com potencial e voto. Podemos ter eleito os futuros vereadores, Angela Garcia, Carlolina Sacca, Roberval dos Santos, Beto Baccarim, e Hugo Furrier. Este, já corre rumores que o "pai" não quer que saia. Mas a decisão é dele!
***
O nome de Roberval na lista de vereadores, é o quadro que se desenha! O PP pode deixar muitos viúvos ainda iludidos com a pré candidatura do contador. Vale lembrar que lideranças de igrejas como Marcelo Ciaca e José Vilande, estão com o atual prefeito o que tira uma parcela significativa de votos esperados por Roberval.
***
A eleição para prefeito deve se polarizar entre José Maria Ferreira, Emerson Petriv (Boca Aberta) e Cezinha da Feira. Isto porque a tentativa de André Vargas em agregar a Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB/PV), não prosperou. Com apoio firme das executivas estadual e federal, Cezinha tem apoio irrestrito a sua pré-candidatura e a garantia de que não irá compor com nenhum outro candidato.
***
A ascensão do deputado federal Aliel Machado (PV) assim como sua influência no mando da Federação, traz ao cenário municipal a clara divisão entre o PT jovem, de mentalidade anti corrupção, com os petistas xiitas aliados do atual prefeito. Para quem não sabe, xiitas foi o rótulo dado a banda podre do PT onde estão assentados a ala esquerda mais radical.
**
O PT enfrenta altos índices de rejeição, em grande parte dos Ibiporanenses e isto ficou claro nas urnas na eleição de 2022 para presidente. Na cidade, Jair Bolsonaro, do PL, liderou com 60,93% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas e, Lula, do PT, recebeu 29,72%.
***
Contudo, há que se considerar os desafios que ameaçam a integridade do processo eleitoral. A disseminação de notícias falsas, a manipulação de informações e práticas antidemocráticas são ameaças que precisam ser combatidas de maneira eficaz. A sociedade civil, os meios de comunicação e as autoridades eleitorais têm a responsabilidade de se unir para combater essas práticas, garantindo que a verdade prevaleça e que a vontade popular seja respeitada.
***
Mesmo que ações em defesa de tais práticas, despertem em viúvas mal amadas, comentários infelizes e julgamento sem propósito nas redes sociais. Conhecer as propostas dos candidatos, entender seus planos de governo e analisar seu histórico político são práticas que fortalecem o eleitorado e contribuem para a formação de governos mais representativos e comprometidos com o bem-estar da sociedade.
***
A eleição municipal de 2024 é uma oportunidade para fortalecer os alicerces da democracia em nosso município. A atenção à legislação eleitoral é um compromisso que todos devemos assumir para garantir a legitimidade do processo. A sociedade civil, os candidatos e as autoridades eleitorais desempenham papéis fundamentais na construção de um ambiente político transparente e ético.
***
Ao enfrentarmos os desafios com determinação e responsabilidade, poderemos moldar um futuro municipal mais promissor e alinhado aos valores democráticos que defendemos. Bom final de semana a todos!
Comentários: