website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 20 de Maio de 2026
laboratório
laboratório

APARTE

O Fantasma do Flash: A Saga de Vardemá Papagaio

Qualquer semelhança com a realidade, é apenas mera coincidência

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
O Fantasma do Flash: A Saga de Vardemá Papagaio
📸Ilustração/Thundercat/blogspot
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
     Vinha eu, viajando tranquilamente num vôo doméstico de Curitiba a Londrina, naquele turbo-lento bi motor da azul, onde o passageiro que tem mais de um metro e meio de altura, precisa vir de lá aqui de cabeça baixa, porque o compartimento de bagagem não permite que estique o pesçoco no encosto do assento. Um dilema de uma hora e quinze, quando o tempo está bom. 
 
   Mas nesta viagem, vinha um prefeito de uma cidadezinha da região sentado na poltrona a minha frente. E não tive como evitar de ouvir a conversa do alcaide que viajava com o filho, que agora, anda a tiracolo em pré campanha para deputado. E dizia ele: _"Meu filho, contemple este horizonte de obras superfaturadas e emendas parlamentares: um dia, nada disso será seu, mas você fingirá que administra tudo!"
Publicidade

Leia Também:

 
E foi assim que o nobre alcaide considerava passar o cargo "de pai prá filho com um mandato de deputado no meio"  Para ele, o nepotismo é apenas uma forma calorosa de manter o DNA no contracheque do município, já que deu um jeito de empregar boa parte da família. "Não é herança, é meritocracia genética!", costumava bradar quando questionado pela imprensa.
 
   Por outro lado, o herdeiro por imposição, não por vocação continuava a ouvir os conselhos do pai já que até ontem só sabia debater o preço do combo no camarote. Agora acorda cedo (às 10h) para aprender a arte de apertar mãos sem olhar nos olhos. O pai ensina o básico: "Se o povo reclamar, você não nega, você cria uma 'Comissão de Estudos'. Se a Polícia Federal bater, você não foge, você ganha um 'foro privilegiado' de presente de aniversário. Fique frio, se pintar propina para aprovar alguma obra, trate de arrumar um laranja. E que não seja jornalista. Essa raça é uma praga, não aceita corrupção e ainda te denuncia. Fique longe deles!"
   
   E a conversa prosseguia e eu, só de tocaia na prosa. E continuava o prefeito... Olha tesouro, o santinho da campanha já está pronto.  Pela fresta entre uma poltrona e outra, dei uma sapeada no impresso na mão do alcaide. A foto traz o jovem com um sorriso tão branco quanto o orçamento da saúde e o slogan revolucionário: “Renovação com a Tradição de Quem Sempre Mamou”.
 
    "Vá, meu pequeno gafanhoto do erário," suspira o pai, emocionado, enquanto grampeia o broche de ouro no terno italiano do rapaz. "A política é um grande playground, e o papai já pagou o seu ingresso com o imposto alheio."  Para não parecer que sou inimigo da política em família, como na monarquia, ia até sugerir ao jovem rapaz, que busque espaço na mídia de maneira mais sútil. Mas já vi que é perder tempo.
 
    Digamos aqui que o jovem seja conhecido por Vardemá. Boa pinta, mas de gosto duvidoso quando o assunto é mulher. Se não for bonita, aluga uma dama de companhia ao menos durante a campanha. Depois é depois... E a conversa continuava. O pai cada vez mais orgulhoso de Vardemá elogiava seu perfil, seu visual tão exótico quanto um membro da Al-Qaeda. E aconselhava...você tem que aparecer mais, ... desde que haja um ministro, um cantor sertanejo ou um jogador de futebol a menos de trinta centímetros de distância, cole nele!  Vardemá agora já não fa só política, ele faz photobombing.
 
   O rapaz tem a agilidade de um felino e a insistência de um vendedor de enciclopédias. Onde há uma luz de câmera, lá está o sorriso de Vardemá, amarelo, tenso e posicionado estrategicamente logo atrás do ombro esquerdo da celebridade do momento. É o famoso "papagaio de pirata", termo que, aliás, ele acha ofensivo, preferindo ser chamado de "gestor de imagem em tempo real".
 
   A agenda de Vardemá é um enigma. Ninguém sabe se ele é da base, da oposição, da comissão de ética ou do buffet. Se a autoridade está assinando um decreto, Vardemár está lá, segurando uma caneta que ninguém pediu. Se o ídolo pop está autografando um CD, Vardemá aparece no fundo, apontando para o ídolo com uma cara de "eu fiz parte disso".
 
   Conta a lenda que, numa visita técnica à estação de tratamento de esgoto de sua cidade, Vardemá conseguiu sair em todas as fotos da TV local, inclusive uma em que ele parecia estar ensinando o engenheiro-chefe a abrir uma válvula. Ele não construia nada, o pai que mandava na autarquia dava tudo mastigado. Não emendou um real, mas saiu na foto oficial com o capacete de obra torto.
 
  Sua equipe de marketing é composta por um único estagiário, cuja função principal é gritar "Vardemá, pra esquerda!" quando a foto está sendo tirada. O objetivo? A postagem no Instagram com a legenda: “Trabalhando lado a lado com os gigantes pelo bem da nossa gente! 🚀📸 #ValdemarNaFoto #Parceria”.
 
   Vardemá tem uma teoria: se a foto sair com duas pessoas, ele é a metade. Se sair com três, ele é o terço. Mas se ele conseguir se enfiar entre o Presidente e o Governador, ele é, moralmente, o sucessor do pai.     Nas próximas eleições, Vardemá Papagaio na verdade nem quer ser eleito. Quer a fatia gorda do fundo partidário embora não tenha mais onde enfiar dinheiro. E laranja custa caro.  Ele quer apenas garantir que sua foto de campanha seja um mosaico de flashes alheios. Afinal, quem precisa de projetos quando se tem um bom ângulo atrás do microfone e um pai com larga experiência em se safar de centenas de processos por corrupção. E Brasilzão...acaba não!
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )