“Trata-se de uma alternativa de extrema importância que visa assegurar o atendimento às crianças cujas famílias necessitem trabalhar durante esses períodos e não dispõem de outras alternativas de cuidados aos filhos”. Este é o argumento principal e válido, justificado pelo vereador de Ibiporã, Professor Abreu (Republicanos) ao afirmar que este atendimento proporcionará cuidado e lazer para as crianças, além de tranquilidade aos pais que se ausentam nesses períodos por motivo de trabalho, inclusive àquelas regiões com alto índice de vulnerabilidade.
Por isso, o vereador está propondo junto a Secretaria de Educação, a iniciativa de analisar a viabilidade de programação para funcionamento de estabelecimento público de educação infantil durante feriados municipais e períodos de recesso escolar, mediante plantão em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em locais estratégicos para garantir a cobertura de todos os bairros da cidade. A proposta vai de encontro com a realidade de muitas famílias, que precisam por vezes faltar ao trabalho ou pagar alguém para ficar com a criança enquanto os CMEIs estão fechados.
Pensando na responsabilidade com o dinheiro público, a indicação propõe inicialmente um estudo, para avaliar o impacto destes plantões de horário na folha de pagamento da Secretaria Municipal de Educação, já que os servidores teriam mudanças salariais. O vereador não descarta a necessidade de a educação acompanhar o desenvolvimento da cidade e os desafios que a sociedade apresenta, especialmente às famílias em condições de vulnerabilidade social, quando pai e mãe precisam trabalhar fora para o sustento da família.
As creches vão muito além do desenvolvimento lúdico e pedagógico das crianças, mas serve como um suporte para as famílias que precisam trabalhar e colocar comida na mesa. Hoje as famílias encontram dificuldades para se adaptarem nestes períodos como férias e feriados. Se bem que há quem defenda a necessidade ainda de plantões até às 19h30, considerando que muitos pais trabalham fora de Ibiporã e dependem de transporte coletivos após as 18h00. A ideia vai de encontro com outros municípios da região, que já utilizam horário estendido. A indicação foi apresentada nesta segunda-feira aos demais vereadores e se aprovada, será encaminhada para o Poder Executivo. Parabéns ao vereador pela indicação. Os pais de alunos agradecem!
Comentários: