website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Esportes

Vereador Augusto Semprebom defende projeto que inclua Ibiporã na rota do cicloturismo

Para tal, a SERLA Secretaria de Esportes Recreação e Lazer deve inscrever o município até o dia 18 deste mês.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Vereador Augusto Semprebom defende projeto que inclua Ibiporã na rota do cicloturismo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Com o objetivo de consolidar um mapeamento eficaz e direcionar políticas públicas ao cicloturismo, o Governo do Paraná elaborou um formulário para ser preenchido pelos municípios. Os gestores municipais têm até o dia 18 deste mês para informar sobre rotas, estruturas e demais questões relacionadas ao cicloturismo dentro das suas cidades.

   Em Ibiporã, o vereador Augusto Semprebom é um incentivador do projeto o qual caberá a SERLA - Secretaria de Esportes Recreação e Lazer inscrever o município até o dia 18 próximo respondendo um questionário.  "O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo que tem como intuito fazer um diagnóstico do segmento e planejar incentivos e ações voltados à atividade. Ibiporã é uma cidade que conta com vários grupos adeptos ao pedal que semanalmente pedalam por rotas diversas, o que pode facilitar a inclusão do município nesta iniciativa do Governo Estadual", observa o legislador.

   Segundo Semprebom, as instituições podem descrever e apresentar quais são as rotas já estruturadas, em estruturação ou com potencial de desenvolvimento dentro de seus limites, além de mostrar quais são as legislações municipais voltadas para este segmento. O formulário conceito de cicloturismo foi apresentados nesta segunda-feira (10) para os gestores e representantes municipais do turismo em um encontro online do projeto “Qualifica Setu – Gestores de Turismo”.

Publicidade

Leia Também:

    O encontro contou com explicações de técnicos da secretaria estadual e com a participação especial do turismólogo do Instituto de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT), Luiz Saldanha, que apresentou um panorama sobre a atual situação do cicloturismo brasileiro.  “Graças a sua rica diversidade geográfica e cultural, o Paraná se mostra como um bom local para o desenvolvimento da atividade, desde passeios tranquilos por campos e florestas até desafios em trilhas montanhosas”, destacou.

CICLOTURISMO - Através de dados disponíveis na plataforma do programa Pedala Paraná desenvolvido pela secretaria estadual do Esporte, também em leis de cicloturismo e editais do Ministério do Meio Ambiente, foram identificados pela Pasta 85 ciclorotas e circuitos turísticos em 250 municípios do Estado onde Ibiporã desponta com potencial para ser uma das futuras rotas reconhecidas.  A intenção, de acordo com a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da secretaria, Anna Vargas, é verificar se essas rotas estão de fato ativas e as suas estruturas.

   “Essa atividade é muito importante para a cadeia produtiva do turismo estadual, pois ela se conecta aos outros segmentos e atrativos paranaenses. Por isso, é muito importante levantar informações sobre essas rotas junto às prefeituras, para que seja possível entender o nível de dificuldade delas, o consumo que elas geram e quais são as necessidades em termos de política pública que precisam de atenção”, disse.

    Augusto Semprebom, vereador defensor de atividades e práticas esportivas espera empenho da secretaria municipal de esportes e apoio do chefe do executivo municipal para que o município seja incluído no projeto dentro do prazo estipulado. 

Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!