website page view counter

Folha Regional Online

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
laboratório
laboratório

Regional

Sem água há dias, moradores de Guaratuba vão até bica para tomar banho

Por conta da situação, veranistas desistiram de passar os dias de folga no litoral e alguns comerciantes precisaram fechar temporariamente as portas.

Hatsue Kajihara
Por Hatsue Kajihara
Sem água há dias, moradores de Guaratuba vão até bica para tomar banho
📸Foto: RPC/Sem água há dias, moradores de Guaratuba vão até bica para tomar banho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   Sem água há dias, moradores de Guaratuba, no litoral do Paraná, estão precisando ir até uma bica para buscar água potável para usar em demandas do dia a dia, como lavar louça e cozinhar. Alguns até se banharam no local.  A cidade tem 42.062 moradores, porém, durante a temporada de verão, Guaratuba recebe cerca de 500 mil turistas.

   Alguns moradores relatam que o abastecimento de água reduziu desde o dia 23 de dezembro e que ficaram totalmente sem água a partir de sábado (27). A situação se agravou na segunda-feira (29), após o rompimento de uma adutora que transporta água da estação de tratamento para os reservatórios que abastecem a cidade.

"Já faz uns cinco dias que a gente está com essa falta de água. Tem um vizinho que tem uma filha especial e está difícil para ele. Simplesmente, a água acabou", afirma o morador Igor Talles.  Por conta da situação, veranistas desistiram de passar os dias de folga no litoral e renunciaram a diárias já reservadas, o que impacta diretamente na economia da cidade.

   "Os hóspedes chegam e já querem voltar para casa. Realmente está insustentável a situação, quatro dias sem água. A única coisa que a Sanepar informa é que houve um problema em uma adutora e ainda não tem solução. Já fiz o pedido de caminhão-pipa, pedi água, são famílias com crianças e idosos aguardando", detalha Maria Clara Líbano, que aluga apartamentos para turistas.    Da mesma forma, alguns comerciantes precisaram fechar temporariamente as portas.

Publicidade

Leia Também:

    "A gente resolveu a partir de hoje fechar. Hoje é um dia de grande movimento, a cidade está super cheia. Nós servimos café, está com muita louça, sem condições. Voltaremos só no dia 3 de janeiro. [Nos preparamos para esse momento] aumentamos o quadro de funcionários, depósito totalmente cheio para evitar a falta de suprimentos, mas infelizmente hoje estamos fazendo apenas o que a gente já se comprometeu. Pedimos desculpas para os nossos clientes", diz Sandra Mara, empresária.

Nos últimos dias, a cidade chegou a registrar temperaturas de 33 ºC, com sensação térmica de 41,4 ºC, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Por conta da falta de água, alguns comerciantes precisaram fechar temporariamente as portas — Foto: RPC

Por conta da falta de água, alguns comerciantes precisaram fechar temporariamente as portas — Foto: RPC

FONTE/CRÉDITOS: g1PR
Comentários:
Hatsue Kajihara

Publicado por:

Hatsue Kajihara

Hatsue Kajihara/Jornalista

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )