Folha Regional On line

Notícias TRÂNSITO

Redutor de velocidade deve coibir abuso de velocidade na rua Primeiro de Maio

Solicitado em fevereiro pelo vereador Rafael da Farmácia, só agora será atendido pela prefeitura

Redutor de velocidade deve coibir abuso de velocidade na rua Primeiro de Maio
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Redutor de velocidade deve coibir abuso de velocidade na rua Primeiro de Maio

Solicitado em fevereiro pelo vereador Rafael da Farmácia, só agora será atendido pela prefeitura

Quebra molas deverá ser instalado neste trecho da rua Primeiro de Maio, nas proximidades do número 1619 - A velocidade da via é 40km/h, porém não é observado por motoristas e motociclistas que chegam passar acima dos 80km/h

     Desde a implantação do sistema binário de trânsito em Ibiporã, quando algumas ruas passaram a ter sentido único, em alguns locais, o abuso de velocidade nas ruas centrais tem se apresentado como problema. A rua Primeiro de Maio, por exemplo é uma delas. Nos trechos próximos a locais públicos como praças, escolas, creches e até mesmo centros de compras, abre-se o precedente de estudo para a implantação de redutores de velocidade como ferramenta para coibir abuso de velocidade e assim evitar acidentes. Isto porque o chamados quebra-molas, está proibido desde 1998, mas há exceções, como as citadas em que podem ser utilizadas. 
     A lombada na verdade, é a última alternativa e só pode ser instalada após estudo técnico segundo aponta uma Resolução 600/16 do Contran. E foi com base nisso que o vereador Rafael da Farmácia, solicitou em fevereiro deste ano, a instalação de um quebra-molas na rua Primeiro de Maio na altura do número 1619.


    Esta semana o vereador recebeu a visita do coordenador do Departamento de Trânsito Municipal que sua solicitação será atendida pela secretaria de obras.  “Apesar de ser algo bem comum nas cidades há uma proibição expressa no nosso Código de Trânsito Brasileiro sobre a sua instalação”, aponta o vereador lembrando que apesar da proibição pelo CTB, estabelece-se uma exceção para que possam ser utilizadas em casos especiais.

“A regra é a proibição, mas existe uma exceção nas situações em que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinar a sua possibilidade de implantação. A Rolução 600/16 do órgão consultivo traz os padrões e critérios para instalação de lombadas nestes casos, e foi assim que justificamos a sua necessidade junto ao Executivo”, afirmou Rafael da Farmácia.     Além do redutor de velocidade, aquele trecho da via  deverá também receber placas com indicação da velocidade máxima no trecho que deverá ficar entre 20 a 30km por hora conforme o modelo adotado segundo a Resolução.  

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO E PNEUS DESCARTADOS

O vereador Rafael da Farmácia também aproveita a oportunidade para informar aos cidadãos ibiporanenses (segundo o Google, agora é a grafia correta para quem nasce em Ibiporã) e não (ibiporaenses), que a coleta para lixo eletrônico bem como para a coleta de pneus descartados, ou em desuso foi adiado para o dia 25 de setembro. Então atenção, isto ocorrerá num sábado e os "descartáveis" deverão ser colocados em frente às residências ainda pela manhã. A coleta ocorrerá entre as 08h00 até às 13h00. Maiores informações sobre a programação em seu bairro poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Ibiporã.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação/Gabinete
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!