website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Local

Quem tem a preferência na rotatória? Entenda dinâmica da estrutura que ajuda a reduzir acidentes de trânsito

Levantamento mostra quantas rotatórias há nas maiores cidades do interior do Paraná e quais regras o motorista deve seguir ao utilizá-las.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Quem tem a preferência na rotatória? Entenda dinâmica da estrutura que ajuda a reduzir acidentes de trânsito
Folha Portal/Ely Damasceno
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

      As rotatórias são dispositivos de controle de tráfego presentes em vários cruzamentos com o objetivo de organizar melhor o trânsito e de reduzir o número de acidentes. A forma como a estrutura é chamada pode variar conforme a região, ganhando nomes como redondo, balão, rótula ou giradouro.  No caso de Ibiporã, são tantas que se perde a conta. A cidade pelo seu porte em relação as demais do estado já ganhou o apelido de "Rotaporã".

   Para Miro Despachante, cujo escritório fica em frente a principal rotatória da cidade, na divisa das avenidas Paraná e Santos Dumont,  e já viu inúmeras barbeiragens no local, para utilizar a rotatória de modo correto os motoristas devem seguir duas regras: O motorista que já está na rotatória tem a preferência; Quem entrou primeiro na rotatória tem a prioridade. "Você observa, se você está chegando, se já tem uma pessoa, você dá a preferência", explica o ex-vereador e pré candidato. 

    É considerada rotatória todo cruzamento circular que tenha pelo menos três vias convergentes para o centro em torno do qual os veículos seguem um único sentido de circulação.  Especialista indicam que rotatórias ajudam a reduzir número de acidentes e nossa reportagem fez um levantamento identificando a quantidade de rotatórias nas maiores cidades do interior do Paraná. Das oito cidades analisadas, Londrina, com cerca de 500 mil habitantes concentra o maior número de rotatórias, com 94. Foz do Iguaçu, no oeste, tem apenas seis.  Foz do Iguaçu: 6 Paranavaí: 23 Ponta Grossa: 25 Cianorte: 27 Cascavel: 31 Maringá: 60 Guarapuava: 88. Em Curitiba, nem o secretário municipal de trânsito soube informar quantas rotatórias há na capital. Mas deve ser menos que Ibiporã.

Publicidade

Leia Também:

    Miro Despachante vê pontos positivos a favor da instalação das rotatórias. Segundo ele, um deles é justamente a redução do número de acidentes em cruzamentos perigosos. "Quando há sinistro em rotatórias, observamos que provocam poucos danos, então não tem vítimas. Em Londrina é comum colisões violentas e até com vítimas fatais em alguns cruzamentos inclusive da região central", observa. Quando é implantado uma rotatória nestes pontos, o risco diminui então", observa.

   "As rotatórias são implantadas geralmente em locais de grande fluxo de veículos nos dois sentidos onde não há semáforos e que ofereçam risco. É feito estudo do local antes de ser implantado uma rotatória. Isto não significa que em alguns locais mereçam receber um semáforo porém, entre o custo benefício as rotatórias dão menos manutenção", afirma.

     Conforme estudos e dados de seguradoras as rotatórias conseguem reduzir o número de acidentes em cerca de 80%. "As pessoas solicitam muito o semáforo, mas os locais que mais ocorrem sinistros com gravidade ou óbito são os semáforos, porque as pessoas aproveitam aquele [sinal] amarelo que está fechando, aquele vermelho que vai abrir. Então, é onde ocorrem sinistros, e nas rotatórias não, o trânsito anda", defende Miro. Ibiporã e Guarapuava são proporcionalmente ao número de habitantes as cidade com mais rotatórias no Paraná. Salve, Salve Rotaporã.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!