website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 15 de Novembro de 2025

Educação

Promotoria Pública cobra providencias da Prefeitura de Jataizinho na gestão da Educação

Ministério Público já instaurou procedimento junto a Administração Municipal

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Promotoria Pública cobra providencias da Prefeitura de Jataizinho na gestão da Educação
📸Ilustração/ufnt.edu.br
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   A Promotoria Pública de Ibiporã instaurou Procedimento Administrativo nº MPPR-0062.25.000368-8, no último dia 24/10 atendendo a representação de um advogado que cobra providências em relação a Prefeitura de Jataizinho a um suposto não cumprimento integral do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2024, metas 5 e 7 pelo Município.

   A representação foi pedida por Sérgio Martins de Souza Queiroz, que solicita que a Promotoria de Justiça acompanhe o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação e da utilização dos recursos vinculados ao Programa Escola em Tempo Integral, conforme já determinado pela Promotoria no Procedimento Administrativo nº MPPR-0062.22.000038-4.

   A Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a expansão da oferta de educação em tempo integral em escolas públicas. O objetivo é que, até 2024 (fim da vigência do PNE anterior), pelo menos 50% das escolas públicas de educação básica oferecessem o ensino em tempo integral para que pelo menos 25% dos alunos da educação básica fossem atendidos. A educação em tempo integral deve incluir atividades pedagógicas, culturais e esportivas, aumentando a jornada escolar para no mínimo 7 horas diárias. 

Publicidade

Leia Também:

  A Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) visa fomentar a qualidade da educação básica, buscando melhorar o fluxo escolar e a aprendizagem para atingir médias específicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As médias propostas são: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental, 5,5 nos anos finais do ensino fundamental e 5,2 no ensino médio. O objetivo é melhorar o fluxo escolar e diminuir as taxas de abandono e reprovação além de fazer com que os alunos alcancem um nível de aprendizado adequado para cada ano escolar alcançando as médias nacionais para o IDEB em cada etapa da educação básica.

   Cabe ao município a obrigação além do acompanhamento pedagógico e multidisciplinar, incluindo atividades culturais e esportivas, promover a oferta de educação em tempo integral e, até mesmo criar um programa de construção de escolas com infraestrutura adequada para o tempo integral, especialmente em comunidades vulnerável. 

   A reportagem entrou em contato com a procuradoria jurídica do município que informou ainda não ter conhecimento da representação até o presente momento. Sugeriu buscar mais informações junto à Secretaria de Educação do Município. Por várias vezes, tentamos contato com a secretaria de educação e fomos informados que a responsável pela pasta, Ana Paula Azevedo encontrava-se ausente. Até o fechamento desta matéria não recebemos retorno.
 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )