website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
laboratório
laboratório

Local

O Palácio de Ouro da Administração Municipal: O Escândalo dos Brises de R$ 866 Mil em Ibiporã

E tem mais coisas sendo investigada; GEPÁTRIA de olho no piso do palácio onde teria sido pago lebre e entregue gato

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
O Palácio de Ouro da Administração Municipal: O Escândalo dos Brises de R$ 866 Mil em Ibiporã
📸Folha Portal - Pórtico em pedras na fachada e Brises nas janelas: R$ 1,5 milhão de reais em "Luxo" desnecessário
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
   Enquanto a população de Ibiporã enfrenta filas na saúde, falta de insumos básicos e demandas urgentes na infraestrutura urbana, o prédio da Prefeitura Municipal vai se transformando em um verdadeiro monumento ao desperdício e à ostentação. A mais nova extravagância da administração é o gasto de quase R$ 1 milhão — mais precisamente R$ 866 mil — apenas para instalar brises (quebra-sóis) nas janelas do edifício em reforma.
 
   Mas não se trata de um equipamento qualquer. A exigência do edital beira o ridículo: brises metálicos do tipo "asa de avião", na cor ouro (dourado metálico nobre), com estrutura de suporte preta. Um luxo visual que contrasta violentamente com a realidade das ruas do município. Serão 445 painéis de 1,86 metro e outros 482 painéis de 1,37 metro, todos envelopados em um tom dourado reluzente para proteger do sol os gabinetes oficiais.
Publicidade

Leia Também:

 
   Esse novo gasto seria alarmante por si só, mas se torna um insulto quando inserido no histórico dessa obra, que se arrasta por uma demora infinita. O prédio já passou de longos três anos em reforma. O que deveria ser uma revitalização eficiente virou um poço sem fundo de dinheiro público, onde já foram investidos mais de R$ 11 milhões.
A cada etapa, a população descobre uma nova despesa absurda que já foi amplamente criticada pela mídia local:
  • Guarita ostentação: Uma estrutura absurdamente cara, cujo valor seria perfeitamente capaz de construir uma casa popular digna de 90 metros quadrados para uma família carente.
  • Totem de fachada: Um totem de pedra que custou impressionantes R$ 600 mil reais, servindo apenas como vaidade estética de uma gestão desconectada da realidade.
  • Brises de ouro: Agora, mais R$ 866 mil para dar o "toque final" de opulência com as lâminas douradas.
   Uma prefeitura não deveria precisar de detalhes em ouro, pedrarias caras e guaritas luxuosas para funcionar. O verdadeiro valor de uma gestão se mede pela qualidade do atendimento nos postos de saúde, pelas condições das escolas e pelo asfalto nos bairros. Enquanto o funcionalismo e os cidadãos esperam pelo básico, o palácio municipal ganha asas de ouro, provando que a prioridade ali parece ser a estética do poder, e não o bem-estar do povo. Essa é a gestão do prefeito que diz aplicar com responsabilidade o dinheiro público. E tem mais investigação acontecendo que deverá chegar ao Ministério Público em poucos dias. 
 
   Desta feita é sobre uma denúncia de suposta compra milionária em piso de granito (pago como de primeira), e o material entregue e utilizado, não seria o contratado.  Segundo apurado pela nossa reportagem, o prefeito exonerou um servidor que recusou-se assinar embaixo, mais esta suposta irregularidade.  Não será novidade se acontecer mais uma Ação Civil Pública com assinatura conjunta entre o GAECO e o Ministério Público do Paraná.   
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )