O MDB de Ibiporã, na pessoa da presidente Dra. Carolina Sacca, do vereador Hugo Furrier e membros da executiva do partido recepcionaram na noite de ontem, o Secretário de Governo de Estado, Rogério Carboni, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Família. Carboni, um dos secretários mais respeitados no governo Ratinho Junior, cumpriu agenda para discutir assuntos relacionados ao partido em Ibiporã, seu posicionamento frente ao futuro visando à eleição do ano que vem, e o relacionamento com a atual administração municipal. O encontro aconteceu na residência da presidente.
Na visita o secretário reiterou os investimentos do governo no município, não só de sua pasta, mas de uma atenção do governador Ratinho Junior dado a proximidade com o prefeito. De sua secretaria houve a liberação de R$ 14 milhões para obras de infraestrutura urbana, como pavimentação, e subsídios de R$ 15 mil reais por unidade no Residencial Capadócia através do programa Casa Fácil Paraná para 102 apartamentos beneficiando inúmeras famílias.
A Secretaria oferece diversos programas sociais para atender famílias em situação de vulnerabilidade e promover o desenvolvimento socioeconômico. Entre os principais, estão o Programa Nossa Gente Paraná, que promove ações Inter setoriais para superação da pobreza, o Programa Comida Boa, que fornece um cartão alimentação para famílias de baixa renda, e o Programa Bons Olhos Paraná, que oferece óculos gratuitos a estudantes da rede pública.
Ainda na educação, a expansão da Escola de Jovens e Adultos (EJA) com investimentos de R$ 8,3 milhões para ampliar e melhorar a estrutura em Ibiporã, que atende 285 estudantes além da construção de novas escolas, reformas e investimentos no turismo com o lançamento do território turístico, que visa impulsionar a diversidade cultural e as belezas naturais da região. Atua também com Serviços de Proteção Básica, e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida por meio de ações de prevenção.
Pauta local
E relação aos assuntos internos do partido em Ibiporã, figurou na pauta a busca de fortalecer o grupo alinhando estratégias para os próximos desafios em 2026, quando a executiva local tem como uma das metas, lançar candidato próprio a deputado estadual. Carboni não descarta a possibilidade de disputar uma cadeira de deputado federal e uma dobradinha com o MDB local (para estadual) não está fora de cogitação. O MDB deve lançar outros nomes, a nível de estado alguns já conhecidos e Ibiporã poderá ter ao menos quatro candidatos por legendas diferentes.

O Secretario destacou que o resultado positivo numa eleição, geralmente está relacionado com a atuação do candidato na sua comunidade e seu compromisso com a população e, é isso que o MDB sempre buscou. “O nosso compromisso é seguir construindo um partido unido, democrático e preparado para representar bem os paranaenses”, observou o secretário como regra já ditada pelo atual presidente estadual, deputado Sérgio Souza.
Sobre as Convenções Municipais que se aproximam, a tendência é pela renovação que se dá a nível estadual, agregando novas lideranças, resgatando ex-companheiros, e fortalecendo o MDB mulher e o MDB jovem. Um exemplo disso foi a atual mudança de comando na Executiva Estadual até então comandada pelo deputado Anibelli Neto.

Entre as pautas discutidas, a presidente Carolina Sacca defendeu a necessidade de uma maior atenção voltada ao nosso município, especialmente a saúde e moradia. Na visão da presidente, o apoio do MDB ao Governo do Paraná, deve ter reciprocidade, e refletir de maneira positiva principalmente em relação as alianças constituídas à nível de município na última eleição.
“Ao longo de sua história, o MDB se consolidou como um partido com grande representação nacional e um dos maiores números de filiados no Brasil e aqui no Paraná não é diferente. Logo ocupa uma posição que por sua história, inclusive aqui em Ibiporã, merece ser respeitado”, observou lembrando que na última eleição teve o vereador mais votado no município. E com certeza, como historicamente o fez, na próxima eleição o MDB terá seu candidato a prefeito. A anfitriã agradeceu a visita do secretário e dos companheiros presentes.

Comentários: