website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 29 de Abril de 2026
laboratório
laboratório

Segurança

Gaeco cumpre cinco mandados de busca e apreensão em Ibiporã e Londrina

Operação investiga ações de grupo suspeito de envolvimento com jogos de azar

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Gaeco cumpre cinco mandados de busca e apreensão em Ibiporã e Londrina
https://comunicacao.mppr.mp.br/2021/05/23588/Gaeco
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Gaeco cumpre cinco mandados de busca e apreensão em Ibiporã e Londrina

Operação investiga ações de grupo suspeito de envolvimento com jogos de azar

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná cumpriu na manhã de ontem, 21 de julho, cinco mandados de busca e apreensão em desdobramento da Operação Imperium, que investiga um grupo criminoso suspeito de corrupção de agentes públicos e envolvimento com exploração do jogo do bicho e de caça-níqueis. Os mandados, expedidos pela Vara Criminal de Ibiporã, são cumpridos em Ibiporã (em duas residências, uma empresa e um barracão) e Londrina (na sede de uma empresa). Todos os endereços são relacionados a particulares investigados.

Operação – Iniciada em maio de 2020 pelo núcleo de Londrina do Gaeco e pela 2ª Promotoria da Auditoria Militar, a investigação apura a existência de organização criminosa que atuaria a partir do município de Jataizinho, no Norte-Central do estado, e que contaria com a participação de policiais civis e militares. São investigados os crimes de usura, lavagem de ativos, exploração ilegal de jogos (inclusive com fraude em máquinas de jogo, o que constitui crime contra a economia popular) e corrupção ativa e passiva.

Publicidade

Leia Também:

Operação Imperium
A ação tem a participação de 160 pessoas, entre promotores de Justiça e agentes de segurança pública, e conta com o apoio das corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil. Iniciada em maio de 2020, pelo núcleo de Londrina do Gaeco e pela 2ª Promotoria da Auditoria Militar, a investigação apura existência de organização criminosa que atuaria a partir do município de Jataizinho, no Norte-Central do estado, e que contaria com a participação de policiais. São investigados os crimes de usura, lavagem de ativos e exploração ilegal de jogos mediante corrupção ativa e passiva (inclusive com fraude em máquinas de jogo, o que constitui crime contra a economia popular). Policiais supostamente ligados aos ilícitos são suspeitos de violação do sigilo funcional.

Prisões – São alvos das prisões temporárias cinco policiais militares, um policial civil e oito particulares. Também foram impostas contra 11 particulares e dois outros PMs medidas cautelares diversas da prisão preventiva (comparecimento mensal, proibição de acesso e proibição de contrato). Os cinco policiais militares presos e os outros dois investigados foram suspensos da função pública.

Os mandados foram expedidos pela Vara de Auditoria Militar Estadual e pela Vara Criminal de Ibiporã, que ainda determinaram o sequestro de veículos e de imóveis relacionados aos crimes. O nome da operação faz alusão ao município de Jataizinho, local em que se concentra parte das atividades criminosas investigadas e que, no século 19, recebeu uma visita do imperador Dom Pedro II. 

FONTE/CRÉDITOS: https://comunicacao.mppr.mp.br/2021/05/23588/Gaeco
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )