website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Folha Regional comemora 26 anos de existência ininterrupta informando Ibiporã e região

Com trajetória marcada por força e resiliência, veículo celebra aniversário apesar da política de "coronelismo"

Hatsue Kajihara
Por Hatsue Kajihara
Folha Regional comemora 26 anos de existência ininterrupta informando Ibiporã e região
Folha Portal/Arquivo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    A Folha Regional, hoje representada pelo site de notícias Folha Portal, está em festa pelos 26 anos de fundação, a ser celebrado no próximo dia 03 de março de 2024. Neste período, vários colaboradores passaram por aqui, dando sua contribuição na informação e no registro de fatos históricos que marcaram Ibiporã nos últimos anos.  Colaboradores como Ed-Mec, Kitty Barros, Marcelino Junior, Hatsue Kajihara, Elieser Cerilo, Celso Iwancheczen, Pastor Armando Cardamone entre outros, ajudaram a trajetória da Folha para comemorar a data que marca a trajetória de força, resiliência e muita perseguição política.

    Responsável pela criação do veículo de comunicação, o jornalista Ely Damasceno manteve a edição impressa do periódico com circulação em Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis e Assaí , quando seguiu a tendência dos grande jornais passando para plataforma digital incluindo redes sociais e rádio web deixando de atingir apenas 5 mil leitores quinzenais, para chegar a mais de 100 mil leitores inscritos em média de 30 mil acessos diários. Neste interim destacamos a luta contra a corrupção fiscalizando as administrações municipais empenhados em levar ao conhecimento da população, os bastidores da política, antes mesmo da Lei de Responsabilidade Fiscal e da obrigação da transparência administrativa.

   Nós sabemos que os 26 anos da Folha Regional significaram sangue, suor e lágrimas para cada um que contribuiu ao longo dos anos para que este jornal, hoje diário no site www.folhaportal.com.br faça a diferença na informação. Pois chegamos até aqui com muita luta, superação e combate a corrupção e aos desmandos na improbidade administrativa imposta por uma política de coronelismo com intimidação, ameaças e tráfico de influência junto a empresários e comerciantes patrocinadores deste Portal.

Publicidade

Leia Também:

    Comemoramos este marco com os nossos colaboradores e patrocinadores que ao longo dos anos, mantiveram sua confiança assegurando a constante busca na prestação de um serviço de acesso à informação de qualidade. “Todos nós estamos de parabéns, porque não foi fácil chegar até aqui. Estamos sempre buscando prestar o melhor serviço aos nossos leitores, e conseguimos isso nesses 26 anos”, afirmou o editor Ely Damasceno. 

Ely Damasceno recepcionando os convidados, observado por Renato Bigati

   Para a diretora comercial  da Folha, Ivany Nabarro entre os pontos fortes na celebração do aniversário está a escolha pela mudança para a plataforma digital, com a notícia podendo ser postada em tempo real e de qualquer lugar. "O formato de informação em tempo real só existia no rádio e a tecnologia través do celular há cerca de 10 anos, ainda era precário devido ao limitado serviço de internet. Aliado a isso, ainda não era fácil possuir aparelhos celulares como hoje e a preferência ainda era a tradição de jornal impresso há mais de dois mil anos", pontuou.

Entre os convidados, Nadir Bigati (in memorian) Ary Pelisson, Lourdes Narcizo, João Toledo Coloniezi, Paulinho Pereira e esposa

    Para celebrar estes 26 anos, vamos fazer uma recapitulação em fotos, do evento de nosso primeiro aniversário, quando muitos haviam apostado que não passaríamos de um ano de vida.  O evento foi realizado com um jantar oferecido aos amigos, colaboradores e patrocinadores do jornal no Restaurante La Mestiça, numa sexta feira, 05 de março de 1999. Todos os jornais impressos ao longo de todos estes anos, foram encadernados e estão à disposição para consulta em nossa redação.

Orlando Ferreira, Ivone Bigati, Nadir Bigati, Cidinha Cembraneli, Marcelino Junior, e Getúlio Vargas Soares 

   Passados obstáculos e reinvenções ao longo dessas últimas duas décadas e meia, o sentimento de "dever cumprido" é partilhado de forma unânime por toda a equipe que leva a Folha Regional on line além das fronteiras do Estado e do País.  Esse é um momento extremamente significativo. Chegamos a esse marco com a sensação de missão cumprida. Hoje temos o respeito e o reconhecimento de autoridades do mercado e também de vários formadores de opinião, resultado de força, credibilidade e também do compromisso na edição da notícia.

À direita, Dr. Dorival Martins e esposa, Ary Pelisson, José Laurindo Petri e Rosely, Lourdes narciso e Orlando Ferreira ao fundo

“Ibiporã é uma cidade onde impera o coronelismo, e certeza de impunidade. Uma cidade onde a intimidação e ameaças é o ingrediente presente no desafio de combater os maus políticos. Fazer jornalismo investigativo na cidade é comprar briga com o submundo, geralmente protegido por brechas na lei, o que está acabando com a democracia e corroendo a sociedade. Se a população não acordar e virar o disco, a cidade ficará estagnada e fadada ao estado de abandono especialmente na saúde e acuidade dos bairros por mais 4 anos. Sem falar que pode acabar quebrada nas contas públicas que podem advir dos empréstimos desenfreados aprovados pelo legislativo,” finalizou Damasceno.

Á esquerda,  amigos do comércio, Papelaria Flamari, Floricultura Bella Fiori, Móveis Bolteris, RestauranteFrangão, Cortibelle Cortinas.

À direita, Eliezer Cerilo, Chumbo (transporte escolar)Renato Bigati, e  outros convidados

Dr. Dorival Martins, Ary Pelisson, João Toledo Cologniezi, José Laurindo Petri e Valdir Paduano (ao fundo)

Na comemoração com champagne Wilson Mendonça e Nelcí Baza Mendonça com Ely Damasceno, Nadir Bigati, Lourdes Narcizo, Ary Pelisson, João Coloniezi e esposa de Paulinho Pereira. 

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Arquivo
Comentários:
Hatsue Kajihara

Publicado por:

Hatsue Kajihara

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!