A Folha Regional, hoje representada pelo site de notícias Folha Portal, está em festa pelos 26 anos de fundação, a ser celebrado no próximo dia 03 de março de 2024. Neste período, vários colaboradores passaram por aqui, dando sua contribuição na informação e no registro de fatos históricos que marcaram Ibiporã nos últimos anos. Colaboradores como Ed-Mec, Kitty Barros, Marcelino Junior, Hatsue Kajihara, Elieser Cerilo, Celso Iwancheczen, Pastor Armando Cardamone entre outros, ajudaram a trajetória da Folha para comemorar a data que marca a trajetória de força, resiliência e muita perseguição política.
Responsável pela criação do veículo de comunicação, o jornalista Ely Damasceno manteve a edição impressa do periódico com circulação em Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis e Assaí , quando seguiu a tendência dos grande jornais passando para plataforma digital incluindo redes sociais e rádio web deixando de atingir apenas 5 mil leitores quinzenais, para chegar a mais de 100 mil leitores inscritos em média de 30 mil acessos diários. Neste interim destacamos a luta contra a corrupção fiscalizando as administrações municipais empenhados em levar ao conhecimento da população, os bastidores da política, antes mesmo da Lei de Responsabilidade Fiscal e da obrigação da transparência administrativa.
Nós sabemos que os 26 anos da Folha Regional significaram sangue, suor e lágrimas para cada um que contribuiu ao longo dos anos para que este jornal, hoje diário no site www.folhaportal.com.br faça a diferença na informação. Pois chegamos até aqui com muita luta, superação e combate a corrupção e aos desmandos na improbidade administrativa imposta por uma política de coronelismo com intimidação, ameaças e tráfico de influência junto a empresários e comerciantes patrocinadores deste Portal.
Comemoramos este marco com os nossos colaboradores e patrocinadores que ao longo dos anos, mantiveram sua confiança assegurando a constante busca na prestação de um serviço de acesso à informação de qualidade. “Todos nós estamos de parabéns, porque não foi fácil chegar até aqui. Estamos sempre buscando prestar o melhor serviço aos nossos leitores, e conseguimos isso nesses 26 anos”, afirmou o editor Ely Damasceno.
Ely Damasceno recepcionando os convidados, observado por Renato Bigati
Para a diretora comercial da Folha, Ivany Nabarro entre os pontos fortes na celebração do aniversário está a escolha pela mudança para a plataforma digital, com a notícia podendo ser postada em tempo real e de qualquer lugar. "O formato de informação em tempo real só existia no rádio e a tecnologia través do celular há cerca de 10 anos, ainda era precário devido ao limitado serviço de internet. Aliado a isso, ainda não era fácil possuir aparelhos celulares como hoje e a preferência ainda era a tradição de jornal impresso há mais de dois mil anos", pontuou.
Entre os convidados, Nadir Bigati (in memorian) Ary Pelisson, Lourdes Narcizo, João Toledo Coloniezi, Paulinho Pereira e esposa
Para celebrar estes 26 anos, vamos fazer uma recapitulação em fotos, do evento de nosso primeiro aniversário, quando muitos haviam apostado que não passaríamos de um ano de vida. O evento foi realizado com um jantar oferecido aos amigos, colaboradores e patrocinadores do jornal no Restaurante La Mestiça, numa sexta feira, 05 de março de 1999. Todos os jornais impressos ao longo de todos estes anos, foram encadernados e estão à disposição para consulta em nossa redação.
Orlando Ferreira, Ivone Bigati, Nadir Bigati, Cidinha Cembraneli, Marcelino Junior, e Getúlio Vargas Soares
Passados obstáculos e reinvenções ao longo dessas últimas duas décadas e meia, o sentimento de "dever cumprido" é partilhado de forma unânime por toda a equipe que leva a Folha Regional on line além das fronteiras do Estado e do País. Esse é um momento extremamente significativo. Chegamos a esse marco com a sensação de missão cumprida. Hoje temos o respeito e o reconhecimento de autoridades do mercado e também de vários formadores de opinião, resultado de força, credibilidade e também do compromisso na edição da notícia.
À direita, Dr. Dorival Martins e esposa, Ary Pelisson, José Laurindo Petri e Rosely, Lourdes narciso e Orlando Ferreira ao fundo
“Ibiporã é uma cidade onde impera o coronelismo, e certeza de impunidade. Uma cidade onde a intimidação e ameaças é o ingrediente presente no desafio de combater os maus políticos. Fazer jornalismo investigativo na cidade é comprar briga com o submundo, geralmente protegido por brechas na lei, o que está acabando com a democracia e corroendo a sociedade. Se a população não acordar e virar o disco, a cidade ficará estagnada e fadada ao estado de abandono especialmente na saúde e acuidade dos bairros por mais 4 anos. Sem falar que pode acabar quebrada nas contas públicas que podem advir dos empréstimos desenfreados aprovados pelo legislativo,” finalizou Damasceno.
Á esquerda, amigos do comércio, Papelaria Flamari, Floricultura Bella Fiori, Móveis Bolteris, RestauranteFrangão, Cortibelle Cortinas.
À direita, Eliezer Cerilo, Chumbo (transporte escolar)Renato Bigati, e outros convidados
Dr. Dorival Martins, Ary Pelisson, João Toledo Cologniezi, José Laurindo Petri e Valdir Paduano (ao fundo)
Na comemoração com champagne Wilson Mendonça e Nelcí Baza Mendonça com Ely Damasceno, Nadir Bigati, Lourdes Narcizo, Ary Pelisson, João Coloniezi e esposa de Paulinho Pereira.
Comentários: