website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 15 de Abril de 2026
laboratório
laboratório

Local

Deputado Tercilio Turini apoia comunidade rural e vai batalhar por abertura de travessia na PR 445

"Como as obras de duplicação estão em andamento, vamos solicitar ao DER para atender o pedido da comunidade", declarou o deputado.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Deputado Tercilio Turini apoia comunidade rural e vai batalhar por abertura de travessia na PR 445
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Famílias, produtores rurais e trabalhadores da região conhecida como Banco da Terra, no distrito de Lerroville, querem a inclusão de um retorno na duplicação da 445 – no trecho em obras nas proximidades do posto Bengala, um pouco antes do novo viaduto. Moradores e agricultores argumentam que, sem a abertura para travessia da rodovia, vão ter que percorrer quilômetros para cruzar de um lado ao outro – aumentando a distância, dificultando a mobilidade, colocando a segurança em risco e criando problemas no dia a dia da comunidade.

O deputado estadual Tercilio Turini participou de reunião hoje de manhã com representantes dos moradores e na segunda-feira vai protocolar na Assembleia Legislativa do Paraná requerimento à Secretaria de Infraestrutura e Logística e ao DER/Paraná, para analisarem a abertura do retorno na PR 445. “Como as obras de duplicação estão em andamento, vamos solicitar ao DER para atender o pedido da comunidade. As famílias certamente vão enfrentar muitos transtornos sem a construção do retorno” – afirmou o deputado, que recebeu abaixo-assinado do líder comunitário Rogério Rodrigues, que mora na região do Banco da Terra/Assentamento Alto Alegre.

Publicidade

Leia Também:

Ao lado dos vereadores de Londrina Regis Choucino e Valdir Santa Fé, da prefeita de Tamarana Luzia Suzukawa e da vereadora professora Angélica, o deputado Turini disse que vai batalhar pela reivindicação como fez pela construção do viaduto de Lerroville.

“Não estava no projeto de duplicação da PR 445, mas lutamos ao lado da comunidade e conseguimos incluir a obra. Vamos fazer o mesmo pela inclusão do retorno e a mobilização é importante. Temos a circulação da produção agropecuária, o transporte escolar, o deslocamento das pessoas e outras necessidades. A duplicação da PR 445 é um grande avanço, uma das maiores conquistas das últimas décadas, mas não pode criar barreiras” – ressaltou Tercilio Turini.

O abaixo-assinado cita dificuldades para ir em direção a Londrina e Tamarana se não houver o retorno. “Tal situação gera grande transtorno e aumento significativo do percurso dos moradores e produtores rurais da região, obrigando-os a percorrer longas distâncias para realizar manobras de retorno, aumentando o tempo de deslocamento, o consumo de combustível e, principalmente, o risco de acidentes.” O documento com mais de 100 assinaturas pede a abertura do retorno no KM 29,5 como solução para cerca de 100 famílias e pequenos produtores da região do Banco da Terra, sítios e fazendas. “Contamos com a sensibilidade do governo e dos técnicos do DER para termos uma solução” – afirmou o representante Rogério Rodrigues.

O deputado estadual Tercilio Turini informou que além do requerimento na Assembleia, vai agendar uma reunião com dirigentes do DER para levar a reivindicação do retorno na rodovia. “Pode ser difícil, mas não é impossível. Vamos lutar junto com a comunidade” 

Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )