website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 13 de Outubro de 2024
laboratório
laboratório

Local

Cidadão questiona falta de fiscalização e campanhas de educação no trânsito

Porque a Policia Militar deixa de fazer blitzen em período pré eleitoral?, questiona

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Cidadão questiona falta de fiscalização e campanhas de educação no trânsito
Google maps/Arquivo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Para quem não sabe, este portal de notícias tem um espaço reservado para leitores cadastrados onde podem opinar e sugerir pautas que acharem interessante contribuindo assim para o bom jornalismo e uma cidade mais organizada. Recebemos de um de nossos leitores a sugestão de pauta para requisitar das autoridades, uma atenção maior no trânsito e promover campanhas educativas. "Não precisa de bola de cristal para perceber que alguns motoboys fazem do trânsito na nossa cidade, "um inferno".  É abuso de velocidade, sobem nas calçadas, cortam rotatórias pela contramão, passam por cima de canteiros, escapamentos abertos, falta de faróis e lanternas quando não fazendo exibicionismo empinando o veículo por vários metros. Sem falar nos chamados "cabritos" ou "bambús", que não possuem nenhum documento senão extensa ficha de toda a espécie de multas".

    Nosso leitor que reside no Jardim San Rafael, observa que dentre os condutores de Ibiporã, existe uma minoria perigosa na condução dos veículos de quatro rodas. "Parecem que desaprenderam a dirigir", observa considerando que ignoram as sinalizações sejam vertical ou horizontal. "Ninguém para antes das rotatórias, mesmo sinalizadas e os acidentes são constantes", relata questionando também alguns quebra-molas que chama de "fora de padrão".

      Ele chama atenção para a entrada da BR-369 cuja baia, dá acesso a avenida Londrina no Jardim San Rafael. "Tem motoristas e motoboys que sobem o trecho pela contramão para acessar a BR. Já teve acidente com morte ali. Alguns motociclistas para não fazerem retorno pela Rotatória do Santa Paula, entram na BR pela contramão e depois atravessam para o outro lado, sentido centro utilizando a baia exclusiva para pedestres. Isso é um absurdo", observa.

Publicidade

Leia Também:

Outra observação é a sinalização de "PARE", na entrada de acesso ao San Rafael dando preferência a via marginal quando deveria ser ao contrário. Quem desce pela marginal para acessar o bairro, este sim é quem teria que parar e dar preferência para quem vem pela BR-369 para acessar a avenida Londrina.  O PARE deveria estar demarcado na Ronat Valter Sodré, sentido centro bairro antes da baia. "Uma medida simples que poderia evitar novos acidentes", observa.

Nosso leitor pede a atenção da autoridade de trânsito no município, que promova mais campanhas de conscientização no trânsito e melhore a fiscalização que ao ser ver, inexiste. Especialmente em relação aos motoboys. "Cade a Policia Militar, porque não apreende estes veículos com escapamentos abertos e sem faróis e lanternas funcionando. Porque não fazem blitz em época de campanha pré-eleitoral? Não pega bem para os políticos?, questiona."  Segundo ele "a segurança no trânsito de Ibiporã precisa ser levado a sério. É um problema social para o município e precisa ser disciplinado. Se as autoridades de trânsito não fazem sua parte vamos recorrer a quem, ao bispo? A campanha pode ter painéis publicitários colocados em calçadas, pontos de ônibus e vidros traseiros de veículos coletivos com mensagens sobre o respeito aos pedestres e ciclistas e o excesso de velocidade. O material também pode trazer um conselho para o motorista que bebeu: voltar para casa de Uber etc...

Cenas de exibicionismo como esta (apenas ilustrativa), são comuns diariamente nas ruas do centro de Ibiporã

  "Uma educação no trânsito também se faz com autuações e multas. Não dá para fazer omelete sem quebrar alguns ovos. Uma boa campanha incentivava o bom comportamento dos motoristas por meio de palavras-chave como paciência, calma, atenção, e gentileza. Todas estas mensagens podem ser usadas diariamente em palestras, cursos e ações educativas que podem ser feitas em empresas, escolas e associações comunitárias pela equipe de agentes de trânsito de Ibiporã", sugere o leitor. 

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Sugestão de pauta/leitor
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )