A atleta Ibiporanense, Susana de Araújo Martins, (Susy para os íntimos), brilhou nas ruas do centro de Blumenau ao vencer a 25ª Maratona Internacional no grupo de elite daquela capital. A calçadas viraram um formigueiro de torcedores, familiares e apaixonados pela corrida na manhã do último domingo, 23. A Maratona Internacional de Blumenau realizou sua 25ª edição após 17 anos sem ser realizada, a qual atraiu atletas de todo o pais com mais de 1500 inscrições. Susana venceu a categoria feminina nos 42 km disputando com 242 atletas de todo o Brasil e do exterior.
A corrida teve início às 7h, próxima à antiga prefeitura, atual Secretaria de Cultura. A mudança de trajeto poucos dias antes do evento revoltou alguns participantes, mas felizmente o dia ensolarado facilitou a prova. No início da maratona a temperatura estava próxima dos 17 °C, com um céu nublado e vento frio. Porém, até o encerramento, por volta das 10h, os termômetros já marcavam mais de 20 °C e um sol forte, esquentando quem aguardava na linha de chegada.
Além dos mais de 42 quilômetros percorridos para quem participou do percurso completo, havia as alternativas de 5 e 10 quilômetros para quem queria iniciar a experiência. Mais de 1,5 mil atletas participaram das competições. Além da corrida, havia uma programação no sábado, café da manhã festivo e um jantar de massas com apresentações de bandas e grupos folclóricos germânicos.
A ideia foi realizar uma “mini Oktoberfest” para os corredores que vieram de outros estados e até países. Na categoria geral masculino, o destaque foi para o maratonista e treinador Gilberto Lopes, de 34 anos, que terminou a prova em aproximadamente 2h23. No feminino, a corredora de Ibiporã Susane de Araujo Martins, 32, cruzou a linha de chegada com o relógio batendo 2h42:56. Parabéns a nossa atleta, embora nosso município deixe muito a desejar em relação aos atletas que nos representam. Há reclames de que sempre há "muita dificuldade", para apoio a atletas que "não fazem parte da panela" , ou que não sejam treinados por gente ligada ao grupo politico desta administração. "Tem sempre alguém ligado a secretaria de esportes dificultando as coisas", desabafou um dos atletas.
Comentários: