website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
laboratório
laboratório

Regional

Acidente entre caminhão e ambulância deixa quatro mortos em rodovia do Paraná

Socorristas, médico, motorista e paciente morreram no local; saiba quem são as vítimas.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Acidente entre caminhão e ambulância deixa quatro mortos em rodovia do Paraná
Reprodução/Redes Sociais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   O acidente que deixou quatro mortos na colisão entre uma ambulância do Samu e um caminhão na BR-476, em Paulo Frontin, no sul do Paraná, já foram identificadas e liberadas para velório e sepultamento. Três das quatro vítimas morreram na hora. Profissionais da saúde trabalhavam no Samu e paciente era motorista escolar. Médico, enfermeira, motorista e passageiro da ambulância morreram no acidente.  A batida aconteceu enquanto eles estavam a caminho de União da Vitória, transportando um paciente - que também era de São Mateus do Sul e morreu na colisão. 

     As vítimas foram identificadas como sendo: Leandro Melo Martins, médico; Brenda Santos Bachinski, enfermeira; Alisson Ferreira, motorista da ambulância; Altair Silva dos Santos, paciente que estava sendo transportado. Apenas Alisson foi socorrido com vida, mas morreu durante atendimento médico.  O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (25), noite de Natal, no km 312 da rodovia - trecho conhecido como "Curvas do Limoeiro". De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ambulância colidiu transversalmente com o caminhão, que estava no sentido oposto. As causas da batida serão investigadas.    Duas pessoas, que estavam no caminhão, tiveram ferimentos leves. Elas foram atendidas no hospital e receberam alta. O veículo transportava uma carga de leite.

Quem eram as vítimas

Publicidade

Leia Também:

    Leandro Melo Martins tinha 41 anos, era médico e natural de Minas Gerais. Registrado desde 2010 no Conselho Federal de Medicina, tinha registros regionais ativos em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com informações do portal da transparência de São Mateus do Sul, ele atuou como médico plantonista no pronto atendimento da cidade entre novembro de 2021 e janeiro de 2023. Atualmente, trabalhava como médico socorrista do Samu.

   Após liberação do Instituto Médico Legal (IML), o corpo dele será encaminhado a Minas Gerais, de acordo com a Funerária Central. Ele será velado a partir de sexta-feira (27) na capela mortuária da cidade de Lagoa da Prata, e o sepultamento está previsto para sábado (28), em horário a definir, no cemitério municipal.

   Brenda Santos Bachinski, enfermeira tinha 26 anos e era natural de São Mateus do Sul. De acordo com o Samu, ela atuava na equipe de socorristas há cerca de três anos. A profissional também trabalhava no Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, de São Mateus do Sul, desde abril de 2021. Ela era coordenadora da maternidade. Nas redes sociais, a instituição hospitalar prestou uma homenagem à enfermeira.                 "Perdemos não só uma excelente profissional, mas também uma ótima parceira, amiga e colega que deixa um grande legado de uma trajetória brilhante. Desejamos força aos familiares e amigos. Que nossa querida Brenda seja recebida por Deus e que descanse em paz", escreveu o hospital.      Após a liberação do IML, ela será velada no Centro do Idoso de São Mateus do Sul. A previsão é que o velório inicie na tarde desta quinta-feira (26).

    Alisson Ferreira era motorista e tinha 35 anos. Ele trabalhava com transporte escolar de van e atuava, há cerca de um ano, como condutor socorrista do Samu. Natural de Porto União (SC), morava em São Mateus do Sul e era aluno do curso de Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais. Ele deixa a namorada e um filho de dois anos. Nas redes sociais, Alisson falava da paixão pelo trabalho de motorista, pelo esporte muay thai, por música e violão, por animais e sobre o amor que sentia pela família. Após a liberação do IML, ele também será velado no Centro do Idoso de São Mateus do Sul a partir da tarde desta quinta-feira (26).

   Altair Silva dos Santos, 67 anos estava sendo transportado pela ambulância e era motorista de ônibus escolar aposentado. Morador da região de Vargem Grande, de São Mateus do Sul, o homem estava sendo transportado pelo Samu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mesmo dia. De acordo com familiares, o homem não tinha histórico de doença cardíaca. Ele era casado há quase 50 anos, teve dois filhos e seis netos. Após a liberação do IML, ele será velado em casa, na Comunidade do Retiro. A previsão é que o velório inicie na tarde desta quinta-feira (26).

Investigação

    Em nota, a Polícia Civil informou que está investigando as causas do acidente. "A ambulância perdeu o controle durante uma manobra na pista e colidiu com o caminhão que vinha no sentido contrário.[...] As causas da perda de controle da ambulância ainda estão sendo apuradas. Testemunhas que estavam no caminhão e familiares de uma das vítimas fatais estão sendo localizados para depoimentos" diz a nota.

   A corporação também afirmou que prestaram atendimento à ocorrência equipes da Polícia Científica, do Corpo de Bombeiros e da PRF. "A PCPR aguarda os laudos periciais, tanto do local do acidente quanto do laudo técnico, para determinar as causas da colisão. A investigação foi instaurada e está em andamento", finaliza. 

'Perda irreparável'

  Por meio de nota, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) lamentou a morte das vítimas e destacou a atuação profissional dos socorristas. "Infelizmente, perdemos não apenas a vida do paciente, mas também de valiosos profissionais que, com dedicação e coragem, estavam a serviço do atendimento à população. O CISVALI expressa seu mais sincero pesar às famílias das vítimas e a todos os profissionais do SAMU, que, como irmãos de jornada, sofrem essa perda irreparável", diz a nota.

   A Prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias na cidade. Nas redes sociais, a prefeita Fernanda Sardanha fez uma homenagem às vítimas. "Tem momentos que nos faltam palavras para expressar tamanha a dor dos familiares atingidos por essa tragédia. E hoje, também, a dor de cada profissional da saúde. Só eles sabem dos desafios diários enfrentados na luta para salvar vidas", destacou.

FONTE/CRÉDITOS: g1PR/Folha Portal
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )