A trajetória política da Professora Angela Garcia é desenhada por um esforço incansável e pela dedicação comunitária. Servidora pública e educadora atuante, ela transformou sua indignação diária com os problemas estruturais de sua cidade natal em combustível para enfrentar um dos cenários eleitorais mais difíceis do interior do Paraná: a disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A sub-representação feminina na política de Ibiporã reflete uma barreira histórica e estrutural que, ao longo de sucessivas gestões municipais, tem limitado o acesso de lideranças mulheres aos espaços de real poder e decisão. No cenário político local, a trajetória de candidatas que tentam romper esse monopólio tradicional evidencia o tamanho da resistência institucional e cultural enfrentada por quem ousa desafiar o “poder impetrado” no município.
Ao longo da campanha eleitoral, Angela Garcia personificou a coragem de propor um debate centrado na inclusão, na defesa das mulheres, nos direitos sociais, e num trabalho humano voltado para a sociedade.
Publicidade
Sua luta embora marcada pelo gosto amargo do resultado atual, permanece como um testemunho essencial de resiliência. Sua caminhada prova que o espaço da mulher precisa continuar sendo disputado com coragem, mesmo quando as urnas insistem em reproduzir estruturas excludentes e amarga decepção.
Ao contabilizar exatos 1.836 votos, o resultado numérico ficou aquém de sua expressiva votação anterior e das reais necessidades representativas da região. “Esse número não reflete o suor derramado nas ruas nem a consistência de nossas propostas. Nesta eleição ficou evidenciado o abismo existente entre a dedicação do ativismo político de uma mulher e o reconhecimento prático depositado nas urnas o que reacende uma discussão antiga e necessária sobre a forte resistência do eleitorado de Ibiporã em consolidar lideranças femininas na Política”, observou.
Para a professora, a barreira invisível do preconceito de gênero, mascarada muitas vezes pelo conservadorismo tradicional, continua sendo o maior obstáculo para que candidatas qualificadas rompam a hegemonia masculina.
A campanha diferenciada e preconceito
A campanha da Professora Angela Garcia se destacou pelo uso estratégico e massivo das plataformas digitais. Diante de uma estrutura de campanha desigual se comparada às grandes máquinas e fundos eleitorais de candidatos veteranos, suas redes sociais tornaram-se uma verdadeira trincheira democrática.
Já o eleitorado local repete o padrão de preterir lideranças mulheres, forçando-as a disputar o espaço nacional com uma fração de recursos institucionais disponíveis e contra preconceitos estruturais históricos.
As estruturas partidárias e os grupos políticos que se revezam no comando local tendem a reproduzir uma lógica de exclusão. Esse bloqueio invisível opera desde a base: mulheres frequentemente encontram dificuldades para obter o mesmo volume de financiamento de campanha que seus pares masculinos, além de enfrentarem um acesso restrito aos palanques principais e ao tempo de propaganda.
Muitas vezes, as candidaturas femininas são empurradas para a periferia do debate eleitoral ou tratadas como meras formalidades de preenchimento de cotas partidárias, esvaziando o potencial competitivo de nomes que possuem forte atuação comunitária.
Obstáculos requerem novo modelo de debate público
Além dos obstáculos financeiros e logísticos, a barreira cultural impõe um peso duplo às candidatas. No ambiente político tradicional de Ibiporã, o debate público é frequentemente moldado por convenções conservadoras que questionam de forma velada a capacidade de gestão das mulheres ou reduzem suas plataformas a temas considerados secundários. “Este é um fator que exige mudanças imediatas. Propor uma agenda centrada nos direitos sociais, na defesa das mulheres e na inclusão humanizada exige um esforço redobrado de resistência, pois essas pautas costumam colidir com o pragmatismo e o fisiologismo das velhas forças políticas locais”, pontuou a professora.
Essa barreira imposta pelo histórico de gestões masculinas cria um ciclo de exclusão de longo prazo: a ausência de mulheres no topo do Executivo ou em bancadas expressivas do Legislativo diminui a referência de representatividade para as próximas gerações.
Para lideranças que emergem da educação e do funcionalismo público, disputar uma cadeira de projeção — como a Câmara dos Deputados — torna-se não apenas uma campanha eleitoral, mas um enfrentamento direto contra uma cultura política que resiste em dividir o poder.
O contraste entre a representatividade política e a força de trabalho real na cidade é gritante. Na máquina pública de Ibiporã, mais de 65% do quadro efetivo da Prefeitura é formado por mulheres, com forte protagonismo técnico e de liderança em áreas essenciais como educação, saúde e gestão social.
No entanto, quando o cenário migra para o topo das decisões partidárias e legislativas, esse protagonismo é barrado por convenções tradicionais. Essa disparidade transforma a caminhada de candidatas como a Professora Angela Garcia em uma disputa desigual contra uma engrenagem que historicamente restringe o topo do poder às mãos masculinas. E isso precisa mudar!
Em nota a nossa reportagem, Angela Garcia vem a público agradecer tantos quantos confiaram seu voto em seu projeto de trabalho e sua disposição para representar a população de Ibiporã, especialmente a classe feminina.
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno

Comentários: