Uma ação conjunta entre a Policia Militar, o NOC - Núcleo de Operações com Cães e a Divisão Estadual de Narcóticos da Policia Civil logrou êxito na apreensão de meia tonelada de drogas escondidas no fundo falso de duas carretas carregada de arroz. A apreensão da droga ocorreu em Porecatú -PR e segundo a PM, as duas carretas que vinham do Paraguai transportando carga de arroz vinham sendo monitoradas.
A droga estava sendo transportada divididas entre elas. Na abordagem policial, os dois caminhões estavam estacionados no pátio de um posto de combustível na saída da cidade, rumo ao estado de São Paulo. No momento em que entrou em operação a ação dos cães Nikko e Vlad que demonstraram a indicação de ilícito na carga. Durante a fiscalização da carga, um dos motoristas se evadiu do local, e um segundo, de naturalidade paraguaia e 40 anos foi detido para prestar esclarecimentos.
Nas cargas, estavam escondidos aproximadamente meia tonelada de drogas, sendo 484 kg de maconha e cerca de 4 kg de haxixe. Os entorpecentes foram recolhidos e enviados a Policia Civil de Porecatú, bem como o motorista de uma das carretas. K9 NOC, ou Núcleo de Operações com Cães, é uma unidade especializada em operações com cães, geralmente pertencentes a órgão de segurança pública (Policia Civil ou Militar).
O termo K9 refere-se à própria unidade de cães policiais, e NOC significa "Núcleo de Operações com Cães", indicando o setor responsável por essas atividades. O K9 NOC é empregado em diversas operações policiais, como buscas por drogas, explosivos, pessoas desaparecidas, e em situações de controle de distúrbios. A equipe pode trabalhar em conjunto com outras unidades policiais, como a Polícia Civil, GTA (Grupo Tático Aéreo) e GTP (Grupo Tático de Patrulhamento), por exemplo, para otimizar os resultados das operações.
Comentários: