Os distúrbios hormonais podem ocorrer como síndrome de deficiência poliglandular e em geral apresentam uma herança genética. Trata-se de uma deficiência onde as glândulas endócrinas produzem quantidades de hormônios menores do que deveriam.
É comum que nessa síndrome, esses distúrbios hormonais iniciem-se devido a uma doença auto-imune, uma infecção, um suprimento sanguíneo inadequado à glândula ou mesmo um tumor.
Geralmente depois de uma glândula ser lesada, outras reduzem ou interrompem o seu funcionamento. A isso se chama falência múltipla das glândulas endócrinas. Para se efetuar o diagnóstico correto podem ser utilizados exames de sangue para verificar a produção de hormônios.
O tratamento deste tipo de distúrbio se baseia em reposição hormonal, já que não tem cura. Em caso de hipoatividade da tireóide o tratamento ser suplementação de hormônios tireoidianos; se por exemplo se tratar de um indivíduo com hipoatividade adrenal o tratamento seria com corticosteróides; a diabetes é tratada com insulina e assim por diante. Se você tem alguma dúvida, procure um profissional da área, e faça exames regularmente.
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu, não necessariamente a opinião de nosso Portal.
Comentários: