"A instalação de quebra-molas, muitas vezes, é vista como uma medida paliativa para a falta de educação e conscientização dos motoristas sobre a velocidade adequada nas vias". Esta observação é do vereador Augusto Semprebom (Solidariedade) que também entende que embora os quebra-molas sejam eficazes na redução da velocidade, sua instalação em excesso pode causar desconforto e até mesmo danos a veículos, além de não resolver a causa raiz do problema.
O assunto foi abordado pelo vereador na justificativa de mais uma indicação ao chefe do Executivo com o cuidado de preservar vidas. Semprebom destacou que "a falta de respeito às leis de trânsito e a velocidade excessiva, praticamente obriga o legislador a tomar esta iniciativa como o pedido da instalação de um redutor de velocidade, como lombadas, quebra-molas ou faixas elevadas, nas proximidades da esquina entre as ruas Paulo Del Fraro e a Rua José Vazzi que apresenta um fluxo considerável de veículos e pedestres, devido à proximidade de áreas residenciais, comerciais e escolares. O quebra molas é uma medida técnica reconhecida para promover a redução da velocidade dos veículos, contribuindo com a segurança em locais de grande risco", aponta o vereador que defende uma abordagem mais eficaz como inclusão de campanhas educativas, fiscalização mais rigorosa e a conscientização da população sobre a importância da segurança viária.
O vereador comenta que "observa-se, frequentemente, a prática de veículos trafegando em velocidades superiores ao limite permitido, o que aumenta o risco de acidentes, especialmente em uma área de alta circulação de pedestres, incluindo crianças e idosos. Estudos de mobilidade urbana indicam que esse tipo de intervenção diminui a incidência de acidentes, melhora a convivência entre motoristas e pedestres e reforça a cultura de respeito às normas de trânsito". Diante do exposto, está solicitando que sejam tomadas as providências necessárias para a instalação do redutor de velocidade no local indicado garantindo maior segurança e tranquilidade para todos os usuários dessa via.
Política de trânsito em Ibiporã precisa ser revista
Comentários: