website page view counter

Folha Regional Online

Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
laboratório
laboratório

Local

Vereador Augusto Semprebom destaca segurança e defende revisão na política de trânsito em Ibiporã

Somente indicar redutores de velocidade não muda o mal hábito dos motoristas mau educados que desrespeitam as leis

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Vereador Augusto Semprebom destaca segurança e defende revisão na política de trânsito em Ibiporã
📸Reprodução TV Câmara - Vereador Augusto Semprebom (Solidariedade)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    "A instalação de quebra-molas, muitas vezes, é vista como uma medida paliativa para a falta de educação e conscientização dos motoristas sobre a velocidade adequada nas vias". Esta observação é do vereador Augusto Semprebom (Solidariedade) que também entende que embora os quebra-molas sejam eficazes na redução da velocidade, sua instalação em excesso pode causar desconforto e até mesmo danos a veículos, além de não resolver a causa raiz do problema.

    O assunto foi abordado pelo vereador na justificativa de mais uma indicação ao chefe do Executivo com o cuidado de preservar vidas. Semprebom destacou que "a falta de respeito às leis de trânsito e a velocidade excessiva, praticamente obriga o legislador a tomar esta iniciativa como o pedido da instalação de um redutor de velocidade, como lombadas, quebra-molas ou faixas elevadas, nas proximidades da esquina entre as ruas Paulo Del Fraro e a Rua José Vazzi que apresenta um fluxo considerável de veículos e pedestres, devido à proximidade de áreas residenciais, comerciais e escolares.  O quebra molas é uma medida técnica reconhecida para promover a redução da velocidade dos veículos, contribuindo com a segurança em locais de grande risco", aponta o vereador que defende uma abordagem mais eficaz como inclusão de campanhas educativas, fiscalização mais rigorosa e a conscientização da população sobre a importância da segurança viária.

    O vereador comenta que "observa-se, frequentemente, a prática de veículos trafegando em velocidades superiores ao limite permitido, o que aumenta o risco de acidentes, especialmente em uma área de alta circulação de pedestres, incluindo crianças e idosos.  Estudos de mobilidade urbana indicam que esse tipo de intervenção diminui a incidência de acidentes, melhora a convivência entre motoristas e pedestres e reforça a cultura de respeito às normas de trânsito". Diante do exposto, está solicitando que sejam tomadas as providências necessárias para a instalação do redutor de velocidade no local indicado garantindo maior segurança e tranquilidade para todos os usuários dessa via. 

Publicidade

Leia Também:

Política de trânsito em Ibiporã precisa ser revista

     Durante a sessão, o vereador Augusto Semprebom  defendeu que a política de trânsito em Ibiporã precisa ser revista. Em entrevista a nossa reportagem o parlamentar aponta que fundamental que haja uma análise aprofundada das políticas atuais, com foco em segurança, fluidez e acessibilidade, considerando as necessidades e desafios específicos da cidade. A revisão deve envolver a participação da comunidade e buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o transito urbano. A falta de educação no trânsito acaba provocando situações que levam o legislador por vezes a ser rotulado como o vereador do quebra-molas o que obriga um mal necessário". A indicação de quebra-molas embora possa atender a demandas pontuais da população por segurança, nem sempre representa a solução mais adequada para o problema da velocidade excessiva relata o vereador.
 
   Semprebom vê na necessidade de revisão da política de trânsito que pode ser justificada por diversos fatores. Primeiramente, o aumento do número de veículos nas ruas, aliado à falta de educação dos condutores comprometem a infraestrutura existente, o que tem gerado impactos negativos na qualidade de vida da população. Além disso, a segurança viária é uma preocupação constante, com índices de acidentes que precisam ser reduzidos especialmente na área urbana do município que é cortado por uma rodovia federal com grande tráfego.
Para isso, defende a implementação de medidas para reduzir acidentes, como a melhoria da sinalização, a fiscalização mais efetiva e a promoção da educação para o trânsito, com foco na conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas.
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )