website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
laboratório
laboratório

Saúde

Sesc Paraná intensifica ações de combate à dengue com a 5ª edição da campanha "Aqui o Mosquito Não Entra"

A campanha também promove a participação popular por meio de iniciativas como o jogo interativo disponível no aplicativo do Sesc Paraná

Hatsue Kajihara
Por Hatsue Kajihara
Sesc Paraná intensifica ações de combate à dengue com a 5ª edição da campanha
Sesc/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Sesc Paraná deu início em novembro à 5ª edição da Campanha de Prevenção à Dengue “Aqui o Mosquito Não Entra”, que busca mobilizar a população paranaense no enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses. A iniciativa integra o calendário de ações do Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no penúltimo sábado de novembro, e reforça o compromisso do Sesc com a saúde pública no estado.

No ciclo epidemiológico anterior (2023-2024), a campanha alcançou mais de 37 mil participantes por meio de ações educativas como palestras, oficinas, rodas de conversa e gincanas. Para 2024-2025 o objetivo é ampliar o engajamento e a conscientização sobre as medidas preventivas.

   A campanha também promove a participação popular por meio de iniciativas como o jogo interativo disponível no aplicativo do Sesc Paraná, que tem se mostrado um sucesso: nos últimos quatro ciclos epidemiológicos, foram registrados cerca de 992 mil focos eliminados por meio de mais de 26 mil participantes no jogo. A nova temporada da competição será lançada em fevereiro de 2025, incentivando usuários a pontuar ao identificar e eliminar criadouros do mosquito.

Publicidade

Leia Também:

    Parcerias Além das ações locais, o Sesc PR faz parte do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que reúne 13 secretarias estaduais e 32 instituições parceiras. Durante a primeira reunião do comitê, realizada em novembro, foram apresentadas estratégias para intensificar o combate à dengue, incluindo mutirões de limpeza, capacitações e a aplicação de novas tecnologias, como a soltura de mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, que bloqueia a transmissão do vírus. O Sesc também atua diretamente nos comitês municipais, contribuindo com a articulação local para potencializar as ações de enfrentamento à doença nos municípios do Paraná.

FONTE/CRÉDITOS: Isabela Mattiolli/Folha Portal
Comentários:
Hatsue Kajihara

Publicado por:

Hatsue Kajihara

Hatsue Kajihara/Jornalista

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )