website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 18 de Junho de 2026
laboratório
laboratório

Local

Samae lança campanha de incentivo à instalação de caixa d´água em residências e comércio de Ibiporã

Medida garante segurança hídrica durante manutenção na rede, pressão regulada e mais tranquilidade ao consumidor

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Samae lança campanha de incentivo à instalação de caixa d´água em residências e comércio de Ibiporã
📺Reprodução/Folha Portal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    O SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto  desencadeou uma campanha neste mês com vistas a incentivar o cidadão de Ibiporã que porventura ainda não tenha em seu imóvel, residência ou estabelecimento comercial uma caixa d´àgua, que faça a sua parte. A instalação desse reservatório além de proporcionar maior conforto ao cidadão garantindo água em momentos que podem ocorrer desabastecimento temporário por conta de eventuais manutenções na rede, também é uma exigência do Código de Obras do município.

    Um levantamento feito pela Arbeit Pesquisa indicou em 2023 que 36,78 % dos domicílios de Ibiporã não possuem caixa d´água. A campanha para instalação de caixa d'água visa promover o uso e a importância de reservatórios domiciliares de água, especialmente em regiões com riscos de interrupções no fornecimento, como no Balneário Tibagí, por exemplo. Essas campanhas podem envolver a doação e instalação de caixas d'água para famílias de baixa renda, além de orientações sobre a manutenção e uso adequado desses reservatórios. 

    A presidente do Samae e vice-prefeira de Ibiporã, Maricélia Soares de Sá, relatou que esteve em Curitiba conversando com o governo, sobre um programa de incentivo inclusive financeiro através da Sanepar e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho que visa atender famílias de baixa renda com o objetivo de melhorar as condições habitacionais e garantir o abastecimento de água.  Atualmente o programa não atende municípios não servidos pela Sanepar, como as autarquias municipais. As tratativas seria a favor de que a Sanepar através do Governo do Estado também contemplasse estes municípios.

Publicidade

Leia Também:

Vice prefeita Mari de Sá - Recorrer ao Programa do Governo. O Samae está quebrado?

   O Programa Caixa d'Água Boa, do Governo do Paraná, visa fornecer caixas de água e kits, de instalação para famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem reservatório em suas residências. Além disso, o programa oferece capacitação para a instalação adequada e um apoio financeiro para auxiliar nos custos da instalação. 

Como funciona o programa hoje em cidades atendidas pela Sanepar
 
    Um dos benefícios é que as famílias recebem uma caixa d'água de 500 litros, um kit de instalação e um auxílio financeiro de R$ 1.000,00 para ajudar com os custos de instalação. O programa oferece treinamento para que as famílias possam instalar a caixa d'água de forma adequada. As famílias devem residir em municípios com contrato com a Sanepar, em imóveis abastecidos pela Sanepar que não possuem caixa d'água, estar inscritas no Cadastro Único, em situação de vulnerabilidade social e com renda de até meio salário mínimo por pessoa.  Na prática o programa segue a mesma linha pretendida pelo município. Ou seja, busca garantir o abastecimento de água durante interrupções no fornecimento e evitar a retirada de água da rede de distribuição em horários de pico, além de melhorar as condições de moradia das famílias. 
 
Dinheiro de mais um empréstimo, pode bancar as caixas d`água
 
    Pois bem, o prefeito José Maria Ferreira (PSD) enviou a Câmara o "pacotão do milhão". Isto é, está solicitando a aprovação da Câmara mais um empréstimo. Desta feita na ordem de R$ 98 milhões de reais. No ano passado a Câmara já havia autorizado um empréstimo de R$ 32 milhões, recurso este que o município ainda não saldou, o que preocupa alguns vereadores já que os milhões pretendidos podem comprometer as contas públicas pelos próximos 10 anos, ou seja, no mínimo, dois mandatos de prefeito. Como de costume, o prefeito faz dívidas e deixa para outros pagarem. Os ex-prefeitos Dorival Martins e Nadir Bigati (in memoriam)  que os diga. Passaram seus mandatos inteiro pagando empréstimos. E a história está prestes a se repetir.
  E porque abordei o tema: Porque desse recurso, aproximadamente R$ 25 milhões serão repassados para o Samae a título de investimento em tratamento de rede de esgotos. Serão pelo menos quatro ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. Tudo bem que a cidade cresceu e precisa de investimentos mas o prefeito que faz empréstimos, deveria pagar dentro de sua gestão. Já que o Samae, supostamente deve engordar os cofres com essa grana. Não tem porque pedir arrego ao governo. Vai ter dinheiro a rodo e não custará nada, bancar a tão esperada caixa d`´água para a população carente.  Quantos vereadores vão votar a favor de mais este absurdo monetário? 100 milhões de reais!
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )