O prefeito José Maria Ferreira (PSD) entregou na tarde de ontem no pátio do CTTI - Centro Técnico do Trabalhador de Ibiporã, dois novos equipamentos para a Secretaria de Serviços Públicos, Obras e Viação do município comandada pelo secretário, Junior Frederico Aliano.
Segundo o secretário, estes equipamentos serão incorporados aos demais na operação “Ibiporã mais Limpa”. A solenidade discreta reuniu vereadores e secretários onde o prefeito aproveitou a ocasião para anunciar também mais de R$ 7 milhões de reais em novas obras, dentre elas um novo espaço para a Secretaria de Cultura num terreno localizado próximo a UBS, La Fonteine na avenida Ibrahim Prudente da Silva, Zona Sul descentralizando assim a secretaria e levando as atividades da secretaria para mais perto da comunidade.
Quanto aos equipamentos, um deles é um espargidor de asfalto, crucial para obras de pavimentação utilizado na manutenção de estradas e ruas. Este equipamento acoplado a um caminhão que o município já possui, aplica camadas uniformes e precisa de material betuminoso (como emulsão asfáltica ou asfalto líquido aquecido) sobre a base das ruas antes da pavimentação principal.

TRITURADOR DE GALHOS - Foto: Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas/Carlos Barbosa
Segundo o prefeito José Maria, o uso do equipamento é funcional e garante que o ligante asfáltico seja aplicado de forma homogênea, essencial para a aderência correta das camadas subsequentes de asfalto aumentando a durabilidade do pavimento e reduzindo custos. O investimento num equipamento desses chega a custar próximo a R$ 300 mil reais. Somente a locação custa cerca de R$ 400 reais por hora.
O segundo equipamento é um moderno triturador de galhos da marca Lippel, adquirido com recursos do Município, em um investimento de cerca de R$ 280 mil reais. O novo aparelho possui a função de triturar os galhos recolhidos após a poda ou corte de árvores, transformando-os em pedaços bem pequenos, para que possa ser dado o destino correto a eles.
Quando triturados, os galhos podem ser reutilizados, servindo para produzir adubo orgânico. Outro benefício deste aparelho é a redução considerável do excesso de lixo no meio ambiente. Servidores da secretaria que irão operá-lo deverão passar por treinamento pois se faz necessário realizar algumas adaptações já que o modelo é dos mais avançados no mercado e difere do modelo atualmente utilizado pelo município.

Comentários: