Um motorista bêbado foi preso em Arapongas, no norte do Paraná, por oferecer fazer um PIX a um policial na tentativa de evitar ser multado. O caso aconteceu durante uma blitz no sábado (20), na Rua Rouxinol, no centro da cidade. A operação tinha sido montada com o objetivo de coibir principalmente a embriaguez ao volante.
Conforme a Polícia Militar (PM), o motorista foi abordado e aceitou ser submetido aos exames de alcoolemia e ao teste do bafômetro - ambos comprovaram que ele estava dirigindo embriagado. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) indica que resultados de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l no teste do bafômetro configuram infração gravíssima; valores iguais ou superiores a 0,34 mg/l caracterizam crime de trânsito. No caso do motorista, o bafômetro apontou 0,18 mg de álcool por litro de ar.
Diante desse resultado, o homem seria notificado por embriaguez ao volante e o carro seria retido até a indicação de um outro motorista que estivesse sóbrio e apto a retirar o carro. Porém, segundo a PM, o homem ofereceu pagar R$ 1 mil a um dos agentes para ser liberado. Na sequência teria subido o valor, a ser pago via PIX, para R$ 2 mil. Com isso o homem foi preso em flagrante por corrupção ativa.
O carro foi recolhido e, ainda segundo a PM, está com pendências administrativas. O nome do motorista não foi divulgado. A pena para o crime de corrupção ativa é de 2 a 12 anos de prisão.
Comentários: