website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024
laboratório
laboratório

Local

Laterais de faixa elevada estão danificadas e oferecem risco de acidentes

Em diversas locais nas vias do município, as canaletas estão quebradas junto ao meio fio carecem de manutenção

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Laterais de faixa elevada estão danificadas e oferecem risco de acidentes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   Desde que foram implantadas nas vias públicas de Ibiporã acostadas pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas, a falta de manutenção com o passar do tempo tem revelado que em vários pontos, já oferecem risco de acidentes.

   Se observarmos as normas previstas na Resolução 495/2014, de 5 de junho, a acessibilidade, conforto e segurança na circulação e travessia dos pedestres nas vias públicas em tese, deveria ser prioridade mas não é o que se percebe. Em vários locais onde as faixas elevadas foram instaladas é possível perceber os danos causados pelo "mau uso", estacionamentos irregulares sobre as mesmas, e também a fragilidade das capas laterais que deixam a canaleta junto ao meio fio desimpedidas para o escoamento de água.

Publicidade

Leia Também:

Faixa elevada na avenida José Bonifácio foi construída para substituir a tradicional apenas com pintura na via.

   Na avenida José Bonifácio, por exemplo, a passarela de pedestres elevada, construída em maio do ano passado já com sua canaleta está deteriorada e o entulho já entope a livre passagem de água, ficando acumulada ao longo da via. O mesmo também ocorre em outros locais o que pede atenção do serviço público municipal. Estes  pontos de travessias também chamadas lombo-faixas, tem por objetivo garantir maior segurança à travessia de pedestres e suas proteções de canaletas quebradas oferecem risco de pedestre desavisados ou idosos que não enxergam bem, tropeçarem ou sofrerem outro tipo de acidente, como pisar no buraco e sofrer um entorse ou até mesmo quebrar o pé.

   Pede-se ao órgão DTRÂNSITO, responsável legal adotar as providências necessárias para a manutenção, remoção do entulho ou adequação da faixa elevada para travessia de pedestres que encontra-se fora dos padrões como determinado a Resolução (DOU de 05.06.2014).

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )