Um projeto piloto ousado, que poderá ser referência para todo o Paraná está em vias de ser executado em Ibiporã pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Esta a foi a pauta da visita do secretário Hudson Leôncio Teixeira na manhã de ontem no município ao se reunir com autoridades locais e forças de segurança, Policias Militar, Civil, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros.
Em companhia da chefe regional da Casa Civil, Sandra Moya Morais de Lacerda, o grupo esteve em visita às instalações do antigo pátio de carga, descarga e armazenamento de café do antigo IBC - Instituto Brasileiro do café localizado à margem na BR-369 na rua Luiz Carlos Zani na entrada de Ibiporã que pertencia ao Patrimônio da União. O imóvel possui área total de 15.882,61 m2 e benfeitorias (construções) que somam 7.009 m2. O local é frequentemente utilizado por moradores de rua, usuários de droga e parte senão toda a cobertura já foi roubado do local além do vandalismo nas instalações onde também já foi apurado acidente com morte.
O imóvel que estava em estado de "abandono" foi colocado a disposição de uso para a Prefeitura de Ibiporã em maio de 2010, pelo então superintendente de patrimônio Dinarte Antônio Vaz, que assinou um termo que repassou ao município a Guarda Provisória do Imóvel, que até então era ocupado pela coopeerativa Corol. Em agosto de 2010, as instalações passaram em definitivo para o município. Com a mudança da administração municipal, o imóvel voltou a ser "abandonado" e passou a ser alvo de vandalismo, trazendo mais problemas especialmente para a segurança pública.
Em busca da solução do problema, em discussão conjunta com a intervenção do Governo do Estado do Paraná, a União está entregando à área para a responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública em doação onde deverá abrigar ali, um "Condomínio de Segurança" cujo projeto já está em andamento, alocando num só lugar as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e também o CRAS, informou a imprensa o secretário de segurança.
Hudson Teixeira relatou que há uma cumplicidade positiva no projeto que, além de ousado será modelo no Estado do Paraná, ideia esta comprada pelo Prefeito José Maria Ferreira, que buscava alocar a guarnição do Corpo de Bombeiros numa área estratégica, fora do centro da cidade. O prefeito já havia inserido no Plano Diretor que está em discussão na Câmara, o projeto para a realização da obra que em breve poderá estar sendo licitado e executado nos próximos quatro anos.
Outra novidade é que naquela área poderá também ser executado o tão esperado heliponto, uma vez que a nossa região estará recebendo do Governo do Estado, três veículos blindados e também três helicópteros, sendo dois deles para Londrina. Segundo o vereador Rafael da Farmácia, que vem requisitando há três anos um heliponto na cidade, uma dessas aeronaves deverá ficar a disposição de Ibiporã para socorro médico emergencial. Na oportunidade, o secretário aproveitou a ocasião para parabenizar e elogiar o trabalho das forças de segurança em Ibiporã pelo desempenho obtido no ano de 2023 com a redução significativa do índice de criminalidade no município. Com este projeto já em andamento, está praticamente descartado a ideia de se utilizar as antigas instalações do SERI para esta finalidade.
Comentários: