website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 03 de Junho de 2026
laboratório
laboratório

Local

Ibiporã aprova fim do limite de área construída para isenção da taxa de água a idosos

Principal finalidade da proposta é retirar o limite de metragem da área construída do imóvel como critério impeditivo para concessão da isenção

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Ibiporã aprova fim do limite de área construída para isenção da taxa de água a idosos
📸Arquivo/Folha
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   A Câmara Municipal de Ibiporã aprovou em definitivo, na última segunda-feira (25 de maio), o Projeto de Lei Substitutivo nº 004/2026 [1]. A proposta, de autoria do Poder Executivo, altera a Lei Municipal nº 1.880/2004 e extingue o limite de metragem construída como critério para a concessão da isenção das taxas de água, esgoto e coleta de lixo para idosos e aposentados acima de 60 anos.
 
Publicidade

Leia Também:

   Com a mudança no artigo 2º do texto original, os beneficiários ainda precisam ser locatários ou proprietários de um único imóvel. No entanto, a exigência do tamanho da casa foi revogada. O objetivo principal da medida é desburocratizar o acesso ao benefício e otimizar os serviços públicos.
 
    Segundo o município, a regra anterior gerava uma alta demanda na Secretaria Municipal de Assistência Social. As equipes técnicas precisavam emitir pareceres de flexibilização constantemente, o que desviava o foco de atendimentos a famílias em situações de maior complexidade social.
 
   A alteração também reduz a necessidade de medições técnicas por parte do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE)   .
   A prefeitura ressaltou que a metragem do imóvel não refletia a real condição econômica dos moradores. O controle do benefício, contudo, permanece garantido. Para manter a isenção, o consumo residencial mensal continua limitado a 10 metros cúbicos, o que preserva o caráter social da lei. O projeto agora segue para a sanção do Executivo.
 
   Vale ressaltar que o chefe do executivo poderia ter enviado este projeto no início de seu mandato, há seis anos atrás. Curioso para não dizer oportunismo num ano eleitoral praticamente as vésperas da eleição, onde o filho do prefeito e presidente da Câmara Rafael Eik Ferreira (Avante) pleiteia sair candidato a deputado. Outro exemplo, eleitoreiro é sua emenda  ao projeto do novo Código Tributário com foco em justiça tributária, propondo diferenciação no cálculo do IPTU entre áreas efetivamente habitáveis da residência e espaços acessórios, como garagem e edícula, de modo a tornar a tributação mais proporcional à utilização real do imóvel.
 
   Com certeza estes assuntos voltam a pauta como bandeira de campanha na eleição. Quem viver, verá. Em ano eleitoral, até vaca sai voando do pasto!  Outro que ensaia a arrancada para deputado de olho no fundo eleitoral" é Pedro Chimentão. Essa eleição promete ser uma farra com dinheiro do fundão. E quem paga a conta é o povo!
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )