Um vídeo gravado por populares, mostra um gari ameaçando moradores com facão no Paraná. As imagens foram registradas por moradores de Sarandi, cidade que fica a 7 km de Maringá, no norte do Paraná, e mostram um gari proferindo ameaças contra eles.
Em um dos vídeos, o homem chega a mostrar um facão para uma mulher. Também é possível ouvir algumas das falas do gari. "Relaxa, eu falei na frente da polícia que ia vir aqui hoje e eu vim. Amanhã eu vou vir de novo! Se a polícia não resolveu, o que que é vocês pra resolver? [...] Vou 'estralar' essa casa na bala", diz ele.
Em outras imagens, também é possível ver um gari arremessando sacos de lixo na direção dos moradores. A confusão foi registrada na noite de sábado (14). À reportagem, uma moradora que não quis se identificar afirmou que a confusão começou após os moradores pedirem para os garis recolherem o lixo com mais cuidado. "Ele [o gari] passou e saiu jogando, de qualquer jeito, saiu rasgando [o lixo]. Aí a gente falou: "moço, por favor, a gente paga. Faz direito, cata direito, depois vocês recolhem, amontoa certinho, por favor". E aí ele foi pirraçando, aí ele pirraçou mesmo, aí ele jogava os sacos de qualquer jeito. Ele gritava, ele zombava da nossa cara. E aí eu comecei a filmar, porque a gente paga e a gente não está pagando barato", contou.
Ela disse ainda que os moradores da região estão assustados e com medo. A Polícia Militar foi chamada e registrou um boletim de ocorrência. Porém, segundo a moradora, o gari voltou horas depois, em uma moto, e continuou com as ameaças. "Nós, moradores, pedimos que eles tomem providências logo, porque são nossas vidas que estão em risco, são a vida dos nossos filhos que estão em risco, que ficam na frente da nossa casa brincando", finaliza.
O município diz ter juntado documentos e imagens com o objetivo de instaurar um processo administrativo. No documento, a Prefeitura também repudiou todo tipo de violência e afirmou que nenhuma conduta irregular ou ameaçadora será tolerada. A reportagem procurou os responsáveis pela empresa que realiza a coleta no município, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Também tentamos identificar a defesa do gari. Nas imagens, é possível ver o gari mostrando um facão para uma moradora.
Comentários: