A concessionária Caminhos do Paraná e o Governo do Estado fecharam, nesta sexta-feira (11), mais um acordo para resolver pendências dos antigos contratos de pedágio entre as duas partes. Ficou definido que a empresa vai pagar R$ 375 milhões por meio da execução de projetos de obras. O valor inicial era de R$ 421 milhões, mas houve um desconto de R$ 46 milhões por serviços prestados após o fim da concessão.
Até novembro de 2021, a Caminhos do Paraná era responsável por 405 quilômetros de rodovias federais e estaduais da região centro-sul do estado e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os trechos foram administrados por mais de 20 anos pela concessionária. Com o acordo fechado, 18 processos que tramitavam na Justiça Federal serão suspensos.
Como o dinheiro será usado
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a quantia milionária será utilizada em duas fases. A primeira é a duplicação de pouco mais de 24 quilômetros da PR-445, em Londrina, no norte do estado. O custo é de cerca de R$ 200 milhões, e a expectativa é que a obra termine até 2026. Na segunda etapa, outra parte do recurso deve custear obras e projetos que ainda serão definidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
De acordo com o secretário, outras três concessionárias estão em tratativas com o governo para fechar acordos. Concessões Em novembro de 2021, 14 praças de pedágio no Paraná ficaram sem cobrança das tarifas pelo fim de três contratos: das empresas Econorte, Viapar e Ecocataratas. No novo modelo de concessões, o estado foi dividido em seis lotes. Dois já foram leiloados, o 1 e 2, que englobam rodovias estaduais e federais de Curitiba, da região metropolitana da capital, litoral, Campos Gerais e norte pioneiro. Outros dois lotes, o 3 e 6, devem ser leiloados até o final deste ano.
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