website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Regional

Após queda de avião em SP e pouso forçado em MG, Anac fala em 'operação assistida' com a Voepass

Representante da companhia se reuniu com agência nesta sexta, uma semana após queda em Vinhedo (SP) deixar 62 mortos

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Após queda de avião em SP e pouso forçado em MG, Anac fala em 'operação assistida' com a Voepass
Reprodução/EPTV
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) informou em nota nesta sexta-feira (16) que vai iniciar uma "operação assistida" com a Voepass para "manter a prestação do serviço em condições adequadas". A decisão foi tomada uma semana após a queda do voo ATR-72 que deixou 62 mortos – todos os passageiros e tripulantes – em Vinhedo (SP), no dia 9, e de um pouso forçado de outra aeronave da companhia em Minas Gerais, nesta quinta (15). Representantes da empresa e da agência participaram de uma reunião, na sede da Anac em Brasília, nesta sexta-feira (16). O encontro foi fechado à imprensa e não houve entrevistas ao fim.

   Segundo a agência, foram tratadas questões como intensificação da vigilância e monitoramento do serviço da empresa. "No atual contexto pós acidente aéreo, e considerando aspectos de fatores humanos, a Agência entende ser importante a intensificação da vigilãncia continuada e do monitoramento do serviços prestado pela empresa, estabelecendo patâmetos para evitar anormalidades na operação", disse a Anac. 

   A Anac é responsável por regular e fiscalizar as atividades de aviação no país, como os procedimentos para operação e manutenção de aviões. Jornal Nacional tem acesso, com exclusividade, a informações do gravador de voz do avião da Voepass Segundo a agência, o modelo que caiu em Vinhedo, ATR-72-500 da Voepass, é um turboélice com 74 assentos. Com 14 anos de fabricação, o avião estava com a documentação em dia e todos os tripulantes tinham habilitação válida. Como revelou o Fantástico, desde março, o avião vinha passando por problemas operacionais.

Publicidade

Leia Também:

A aeronave passou por paradas de manutenção para resolver problemas com ar-condicionado, falha no sistema hidráulico e contato anormal com a pista. Já o pouso forçado em Minas Gerais ocorreu na noite de quinta-feira (15). O avião, que seguia para São Paulo, foi desviado para o aeroporto de Uberlândia devido a uma "questão técnica". Documento aponta itens pendentes de manutenção em avião da Voepass

FONTE/CRÉDITOS: g1PR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )