~ A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, mantém um programa permanente de Manutenção e Conservação das Estradas Rurais e Pontes, com ações semanais de melhoria na infraestrutura da zona rural do município. Com uma malha viária rural que soma aproximadamente 400 km e 29 pontes, a gestão municipal reconhece a importância estratégica dessas vias para o desenvolvimento econômico, a conexão social, o acesso a serviços essenciais e a segurança dos moradores.
As intervenções incluem cascalhamento, limpeza de caixas de contenção, manutenção de faixas de domínio e reparos estruturais, obedecendo a um cronograma técnico e às demandas das comunidades. Além de facilitar o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar, essas melhorias contribuem diretamente para a mobilidade e qualidade de vida nas regiões rurais.

Para o prefeito José Maria Ferreira (PSD), a malha viária rural tem um papel fundamental no desenvolvimento de Ibiporã. “Além de garantir o escoamento da produção, a malha viária rural conecta as famílias que vivem no campo, facilita o acesso a serviços públicos e leva mais segurança e dignidade para essas comunidades. Por isso, temos um olhar atento e permanente sobre essas estradas e pontes. Nosso trabalho é contínuo, respeitando a realidade de cada região e garantindo que o que a área rural esteja integrada ao crescimento do município como um todo”, destacou.
A rede rural do município é composta por estradas principais (radiais, longitudinais, transversais e diagonais), além de estradas secundárias (ligações, ramais e acessos). A manutenção respeita leis, normas técnicas e regulamentos sobre a faixa de domínio, bem como as obrigações legais quanto à conservação dessas vias.
As estradas rurais são essenciais para o desenvolvimento do campo, garantindo mobilidade, acesso a serviços e segurança. Com um programa permanente de manutenção, a administração municipal reafirma seu compromisso com uma gestão eficiente, que valoriza e fortalece as comunidades rurais.

Comentários: