website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024

Palmeiras

Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro com vitória de 2X1 sobre o Cuiabá

Endrik e Flaco Lopes marcaram para o verdão que teve Abel Ferreira expulso

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro com vitória de 2X1 sobre o Cuiabá
UOL/Esportes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   O Palmeiras venceu o Cuiabá por 2 a 1 na tarde de ontem (15), no Allianz Parque, na estreia dos dois clubes no Brasileirão 2023. O Verdão saiu na frente com Endrick, sofreu o empate e viu Flaco López dar a vitória ao time na estreia. O gol de Endrick foi o primeiro desta edição do torneio nacional em bela assistência de Dudu.

Abel Ferreira foi expulso aos 46 minutos do primeiro tempo. O português já tinha recebido cartão amarelo e não gostou da demora na marcação de um impedimento do Cuiabá. A CBF orientou mais rigor nas punições para reclamações neste ano. Desatento depois da expulsão, o Palmeiras levou o empate logo na sequência. Jonathan Cafu cruzou para Raniele vir de trás livre e cabecear para vencer Weverton.

Verdão cresceu no segundo tempo após expulsão no Cuiabá. Filipe Augusto recebeu um amarelo por reclamação e o segundo por falta em Menino. O árbitro Paulo César Zanovelli enganou parte da torcida do Palmeiras no fim da partida. O Verdão tinha marcado com Breno Lopes no último minuto, mas o lance foi para revisão e acabou anulado pelo VAR por impedimento de Rafael Navarro. No gesto de Zanovelli para encerrar a partida ele apontou para o centro do gramado e alguns palmeirenses comemoraram achando que o gol tinha sido validado.

As críticas que o técnico Abel Ferreira uma vez recebeu por ser defensivo já ficaram no passado, mas diante do Cuiabá ele provou mais uma vez o contrário. O Palmeiras entrou em campo com quatro atacantes de origem: Dudu pela esquerda, Artur pela direita, Flaco López como um meia-atacante e Endrick como centroavante. O esquema é mais uma solução encontrada pelo português dentro do elenco diante de tantas lesões. Sem Veiga e Tabata, Abel apostou na qualidade de seus pontas para aumentar a presença de área de seu time com Flaco López vindo de trás e fazendo companhia a Endrick.

Na segunda etapa, Dudu e Artur inverteram de lado e deixaram de ser 'pontas de pé trocado' para se tornarem extremos buscando o fundo. Foi em uma dessas jogadas que Dudu cruzou para Navarro perder gol. Depois, Vanderlan achou Flaco López na área para marcar o segundo gol. Expulso no primeiro tempo, Abel não viu sua inversão de pontas dar certo de perto. O português recebeu dois amarelos por reclamação ainda na primeira etapa e acabou expulso.

Lances importantes

1x0. Logo aos 5 minutos, Flaco López virou bem o jogo para Dudu, que invadiu a área pela esquerda e deu cruzamento primoroso para Endrick aparecer no segundo pau livre para empurrar para as redes. O VAR checou o lance e o centroavante estava milimetricamente em posição legal.

Abel expulso.

O técnico do Palmeiras já tinha recebido um amarelo diante da nova recomendação da CBF para aumentar o rigor nas punições com amarelo por reclamação em campo. Aos 46 minutos da primeira etapa, Abel reclamou da demora para marcar um impedimento do Cuiabá, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

1x1. Desatento depois da expulsão do técnico português, o Verdão tomou o empate aos 51 minutos da primeira etapa. Em lançamento longo pela direita, Deyverson brigou com a marcação e na sequência da jogada a bola chegou para Jonathan Cafu cruzar e encontrar Raniele, que veio de trás e apareceu livre na área para cabecear e empatar o duelo. Dudu dispara pela direita, ganha na velocidade e cruza rasteiro na medida para Rafael Navarro que entrava livre no segundo pau. O atacante, porém, chuta em cima de Walter e perde o gol.

2x1. Em jogada novamente pela direita, o Palmeiras chegou com perigo e Walter praticou a defesa, mas o Cuiabá saiu jogando errado no rebote e a bola voltou para o Verdão. Vanderlan recebeu na esquerda e cruzou na área para encontrar Flaco López, que matou a bola e fuzilou para o gol.

No travessão! Dudu disparou pela direita, passou pela marcação, invadiu a área e bateu firme, mas a bola explodiu no travessão. Weverton! O goleiro do Palmeiras salvou a vitória do time nos acréscimos da segunda etapa. Nicolás Quagliata cobrou escanteio, Matheus Alexandre subiu mais que a zaga do Verdão e cabeceou para o chão, mas Weverton praticou a defesa.

Ficha Técnica Palmeiras 2 x 1 Cuiabá - Campeonato Brasileiro 2023 - 1ª Rodada Data: 15/04/2023 (sábado) Horário: 16h (de Brasília) Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP) Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG) Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Marcyano da Silva Vicente (MG) VAR: Igor Junio Benevenuto (MG) Gols: Endrick (5'/1ºT) e Flaco López (20'/2ºT); Raniele (51'/1ºT) Amarelos: Deyverson, Mateusinho, Filipe Augusto (2) e Jonathan Cafu; Jhon Jhon, Flaco López, Abel Ferreira (2) e Vitor Castanheira Vermelhos: Filipe Augusto; Abel Ferreira PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael (Fabinho) e Gabriel Menino (Richard Ríos); Dudu, Artur (Breno Lopes)Endrick (Navarro) e Flaco López (Luis Guilherme). Técnico: Abel Ferreira CUIABÁ: Walter; Mateusinho, Allyson, Marllon e PK (Matheus Alexandre); Filipe Augusto, Raniele e Ceppelini (Rafael Gava); Jonathan Cafú (Nicolas Quagliata), Emerson Ramon (Isidro Pitta) e Deyverson (Fernando Sobral). Técnico: Ivo Moreira.

FONTE/CRÉDITOS: Eder Traskini Do UOL, em São Paulo (SP)
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )