Moradores de Ibiporã têm reclamado insistentemente do alto preço dos combustíveis no município em ralação às cidades vizinhas. O preço médio da gasolina e do etanol praticado em alguns postos no centro da cidade parecem ser "combinados" o que levanta a suspeita de um "cartel de preços", como já foi debatido na Câmara Municipal. Com o alto preço dos combustíveis e a falta de opção dos consumidores locais, boatos da existência de “cartel” só aumentam. Os vereadores Rafael do Nascimento de Oliveira (Rafael da Farmácia - PSD) e o Vereador Pedro Luiz Chimentão (Republicanos) estão requerendo que seja encaminhado ofício ao PROCON solicitando que este realize fiscalizações nos postos de combustíveis localizados no município de Ibiporã.
Tal solicitação se justifica diante de diversas reclamações recebidas da população, que tem apontado a prática de valores significativamente superiores aos praticados por postos de combustíveis em cidades vizinhas, sem que haja justificativa plausível aparente para essa disparidade. "A situação tem causado prejuízos aos consumidores ibiporanenses e, portanto, exige uma apuração rigorosa por parte do órgão responsável pela defesa do consumidor. A fiscalização tem como objetivo verificar possíveis práticas abusivas, promover a transparência nos preços e assegurar que os direitos dos consumidores locais sejam devidamente respeitados", aponta o pedido.
Se comparado com os preços praticados na cidade de Londrina, os Ibiporanenses pagam mais caro pelo combustível e não se tem notícia até então, que o PROCON tenha se dado conta do que ocorre no município. A pergunta é: O PROCON só pode fiscalizar quando há denúncia?

Comentários: