website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Londrina

Tradicional "Arraiá do Barravento" reúne centenas de pessoas no Centro Social Urbano em Londrina

Cerca de 400 pessoas marcaram presença na festa das famílias em clima de confraternização e solidariedade

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Tradicional
Folha Portal/Ely Damasceno
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Foi muito animada e prestigiada no último sábado (15), a 3ª Festa Junina Comunitária "Arraiá do Barravento", na rua Araribóia (CSU - Centro Social Urbano entre a Vila Casoni e Vila Recreio) em Londrina.  O evento reuniu a partir das 19h00 cerca de 400 pessoas, entre os 92 membros do grupo de WhatsApp, moradores do bairro, convidados e familiares.   Os organizadores da Festa, é um grupo de pessoas residentes na rua Araribóia que tem à frente o casal Paula Moreira e Odair e um time de voluntários das imediações sempre envolvidos em questões sociais e comunitárias, buscando melhorias para a manutenção da qualidade de vida e segurança no bairro. 

   Este ano a ação comunitária foi a arrecadação de leite, bolachas e achocolatados para o "Projeto Lucas", uma entidade no "barravento" que cuida de 80 crianças de terças às sextas feiras.  O projeto está localizado na rua Ermelindo Leão, junto à Vila Mariza e é aberto a receber donativos voluntário da comunidade.  Foi a mobilização deste grupo de cidadãos unidos que contribuiu para que o "canal de água" que corta o bairro fosse limpo pela prefeitura (a pedido da vereadora Jessicão) e que o carnaval de rua no CSU ao redor de suas residências fosse interditado pela Justiça. 

Publicidade

Leia Também:

    A festa como sempre, tem uma organização impecável, com a contribuição voluntária dos participantes para a locação de banheiros químicos, e de todo o trabalho para decoração, inclusive a mão de obra nos ornamentos feitos por muitas mãos. Uma grande faixa na entrada da viela dá o tom de "voas vindas" aos convidados.

    Entre as atrações figuram o "mascote" da festa com cabeça de abóbora, e os cenários para fotos, com motivos alusivos a festa. Os participantes do evento puderam se deliciar nas bancas de guloseimas salgadas e doces: pastel, bolos diversos, paçoquinhas, pé de moleque, doce de abóbora, suspiros, tortas, pipoca, milho verde cozido, sanduíche de carne, cachorro quente, canjas e sopas, vinho quente, quentão. Como de costume, quem aprecia uma cerveja gelada, cada um leva seu "cooler pessoal" para seu consumo além de banquinhos ou cadeiras.  Mais uma vez, ouve "fartura" de alimentos e bebidas quentes para todos.

   A festa transcorreu num clima fraternal, em ambiente familiar com muita animação e até correio elegante para paqueras ou aquecer as relações entre casais.  A tradicional dança de "quadrilha junina" animou adultos, idosos e crianças, com muita música típica. A sugestão de vestimenta a caráter é o mote da tradicional festa junina, e foi adotada pela maioria dos presentes, inclusive as crianças que se divertiram no parquinho instalado no espaço do CSU que também recebeu mesinhas de bancos de concreto. 

    A organização da festa agradece a todos que participaram, e contribuíram na estrutura do evento: armar as barracas, decorar o espaço do arraial – as flores e as bandeirinhas que enfeitaram o ambiente todas feitas artesanalmente – além daqueles que, prepararam a maioria das comidas típicas para o sucesso deste terceiro "Arraiá do Barravento".

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!