Mais uma vez, a sinalização viária em rua de Ibiporã torna-se motivo de discussão. Desta feita a sinalização na rua Duque de Caxias executada com a sinalização de parada obrigatória, depois da faixa de pedestre foi o motivo. O mesmo já tinha ocorrido na avenida Paraná, após a execução da rotatória na confluência da rua Clotário Portugal porém corrigida posteriormente. Segundo o departamento de trânsito esta sinalização em questão está correta, se observarmos que há uma linha de retenção que define a preferência nesse local que localiza-se antes da faixa de pedestre.
Por outro lado o "pare" depois da faixa, neste local específico tem o objetivo de preservar a segurança, no sentido de quem vai acessar a avenida engenheiro Beltrão à direita, ou contornar a rotatória sentido retorno ao centro. Ou seja, não há regra específica que a parada obrigatória se dê antes da faixa de pedestre. Ela é aplicada na medida em que as condições de trânsito e o local exigem, como na recém executada sinalização na rotatória da avenida Rio Branco no cruzamento com a avenida Leste Oeste em Londrina.
As linhas de retenção nos dois sentidos e as marcas transversais ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como indicam que os condutores devem reduzir a velocidade naquele local. Elas tem o objetivo de indicar as aproximações de interseções sejam elas dotadas de semáforos no cruzamento ou não, e antes das faixas para a travessia de pedestres ou em locais onde houver necessidade por questões de segurança.
Assim como Ibiporã, sinalização de PARE em Londrina, encontra-se depois da faixa de pedestres antes da rotatória
Aproveitando o gancho, o vereador Rafael Eik Ferreira, está apresentando uma indicação ao chefe do Executivo pela necessidade de sinalizar com faixa de pedestre na Avenida dos Estudantes no cruzamento com a Rua Sete de Setembro. O pedido se faz necessário "por ser ponto de saída da Escola Municipal Rotary Clube, a ausência de uma faixa de pedestre adequada nesse cruzamento representa risco para os munícipes, especialmente para os estudantes em horários de maior fluxo de veículos e pedestres, como os de início e término das atividades escolares e comerciais", justifica o vereador. A sinalização adequada proporcionará um local seguro para a travessia, diminuindo a probabilidade de acidentes e promovendo a conscientização dos motoristas sobre a importância de respeitar o espaço dos pedestres.
Não observação de sinalização provoca acidente
A não observação de sinalização no cruzamento das ruas Primeiro de Maio e Carlos Cavalcante na região central de Ibiporã provocou um acidente de cinemática impressionante esta manhã. A rua Carlos Cavalcante é mão para quem sobe no sentido avenida Santos Dumont, ao passo que a Primeiro de Maio, é mão única sentido centro. O cruzamento é bem sinalizado, inclusive com quebra molas na esquina onde faltou atenção para os condutores. A colisão provocou um tombamento de um dos veículos, sendo necessária a intervenção do SIATE no local. Vale lembrar que há poucos dias, um outro acidente com as mesmas características ocorreu no cruzamento da rua Manoel Martins com a rua Padre Vitoriano Valente, envolvendo um Ford K e um Peugeot 208. Apesar dos danos de monta considerável, ninguém teve ferimentos com gravidade.
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