website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 02 de Novembro de 2024
laboratório
laboratório

Local

Sinalização de 'Pare' após faixa de pedestres gera confusão no trânsito em Ibiporã

Para respeitar a indicação de PARE, carros acabam parando sobre a faixa de pedestres, o que é considerado infração média

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Sinalização de 'Pare' após faixa de pedestres gera confusão no trânsito em Ibiporã
Marcelo Carinatto/WhatsApp
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Mais uma vez, a sinalização viária em rua de Ibiporã torna-se motivo de discussão. Desta feita a sinalização na rua Duque de Caxias executada com a sinalização de parada obrigatória, depois da faixa de pedestre foi o motivo.  O mesmo já tinha ocorrido na avenida Paraná, após a execução da rotatória na confluência da rua Clotário Portugal porém corrigida posteriormente. Segundo o departamento de trânsito esta sinalização em questão está correta, se observarmos que há uma linha de retenção que define a preferência nesse local que localiza-se antes da faixa de pedestre.

   Por outro lado o "pare" depois da faixa, neste local específico tem o objetivo de preservar  a segurança, no sentido de quem vai acessar a avenida engenheiro Beltrão à direita, ou contornar a rotatória sentido retorno ao centro.  Ou seja, não há regra específica que a parada obrigatória se dê antes da faixa de pedestre.  Ela é aplicada na medida em que as condições de trânsito e o local exigem, como na recém executada sinalização na rotatória da avenida Rio Branco no cruzamento com a avenida Leste Oeste em Londrina.

    As linhas de retenção nos dois sentidos e as marcas transversais ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como indicam que os condutores devem reduzir a velocidade naquele local. Elas tem o objetivo de indicar as aproximações de interseções sejam elas dotadas de semáforos no cruzamento ou não, e antes das faixas para a travessia de pedestres ou em locais onde houver necessidade por questões de segurança. 

Publicidade

Leia Também:

Assim como Ibiporã, sinalização de PARE em Londrina, encontra-se depois da faixa de pedestres antes da rotatória

   Aproveitando o gancho, o vereador Rafael Eik Ferreira, está apresentando uma indicação ao chefe do Executivo pela necessidade de sinalizar com faixa de pedestre na Avenida dos Estudantes no cruzamento com a Rua Sete de Setembro.   O pedido se faz necessário "por ser ponto de saída da Escola Municipal Rotary Clube, a ausência de uma faixa de pedestre adequada nesse cruzamento representa risco para os munícipes, especialmente para os estudantes em horários de maior fluxo de veículos e pedestres, como os de início e término das atividades escolares e comerciais", justifica o vereador.    A sinalização adequada proporcionará um local seguro para a travessia, diminuindo a probabilidade de acidentes e promovendo a conscientização dos motoristas sobre a importância de respeitar o espaço dos pedestres. 

Não observação de sinalização provoca acidente

    A não observação de sinalização no cruzamento das ruas Primeiro de Maio e Carlos Cavalcante na região central de Ibiporã provocou um acidente de cinemática impressionante esta manhã.  A rua Carlos Cavalcante é mão para quem sobe no sentido avenida Santos Dumont, ao passo que a Primeiro de Maio, é mão única sentido centro. O cruzamento é bem sinalizado, inclusive com quebra molas na esquina onde faltou atenção para os condutores.  A colisão provocou um tombamento de um dos veículos, sendo necessária a intervenção do SIATE no local.  Vale lembrar que há poucos dias, um outro acidente com as mesmas características ocorreu no cruzamento da rua Manoel Martins com a rua Padre Vitoriano Valente, envolvendo um Ford K e um Peugeot 208.  Apesar dos danos de monta considerável, ninguém teve ferimentos com gravidade.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Redes Sociais
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )