website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
laboratório
laboratório

Regional

Promotoria de Três Barras dá exemplo ao cobrar do prefeito acuidade aos animais abandonados

Prefeito teve que construir um Centro de Zoonoses para internar no mínimo 40 animais em tratamento

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Promotoria de Três Barras dá exemplo ao cobrar do prefeito acuidade aos animais abandonados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   A Promotoria de Meio Ambiente, que responde pelo município de Três Barras, no Oeste do Paraná deu exemplo de como a Justiça deve ter participação nos problemas dos municípios e na indiferença do poder público municipal.  Através de uma Ação Civil Pública, obrigou o prefeito a sair do comodismo e construir um canil municipal com Centro de Zoonoses com capacidade para internação de pelo menos 40 animais. E lá não teve vereador que se elegeu levantando a bandeira da acuidade animal, e passou mandato em branco.

    A prefeitura utilizou um dos terrenos do município que estava em estado de abandono e cumpriu a determinação da Justiça inaugurando o Canil Municipal no último dia 25 de janeiro, quinta feira passada.  A construção do canil foi feita após intervenção do MPPR, por meio da Promotoria de Justiça de Catanduvas, sede da comarca, com o objetivo de estimular o controle de zoonoses. Inicialmente, a Promotoria emitiu uma recomendação administrativa, que não foi atendida, razão pela qual foi ajuizada em seguida uma ação civil pública. O Judiciário atendeu os pedidos do MPPR na ação e determinou a construção do local – liminarmente, fixou uma multa diária de R$ 700 (até o montante máximo de R$ 750 mil) caso o canil não fosse construído no prazo estabelecido. Parabéns a Justiça de lá.

     Os cães assim como em Ibiporã estavam abandonados, pelas ruas da cidade e até mesmo locais inadequados "acumuladores de cães" em propriedade rural e foram retirados e acompanhados até o novo canil pela equipe local da Vigilância Sanitária, servidores públicos, vereadoras, membros da Associação de Proteção aos Animais e agentes da Polícia Militar. Os animais recolhidos serão castrados e passarão por avaliação veterinária, recebendo todos os cuidados necessários. Processo número 0001352-68.2023.8.16.0065. Em tempo, vale lembrar que em Ibiporã não só cães andam pelas ruas da cidade. Mas também cavalos e esta manhã até mesmo gado foi registrado passeando tranquilamente pelas ruas da cidade. Afinal, quando é que o prefeito vai atender a promessa feita a sua aliada que comanda a Câmara Municipal?

Publicidade

Leia Também:

Foto: internauta/Redes Sociais

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ministério Público
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!