website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Regional

Projeto de Lei do deputado Cobra Repórter visa instituir o ‘’Dia Estadual da Cultura Libanesa’’ no Paraná

A finalidade deste projeto é valorizar as múltiplas expressões culturais libanesas no Paraná

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Projeto de Lei do deputado Cobra Repórter visa instituir o ‘’Dia Estadual da Cultura Libanesa’’ no Paraná
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei para instituir no Estado do Paraná o ‘’Dia Estadual da Cultura Libanesa’’, a ser realizado anualmente no dia 25 de março, data em que celebra-se o ‘’Dia Nacional da Comunidade Árabe’’, instituída pela Lei Federal nº 11.764, de 05 de agosto de 2008.

   “A finalidade deste projeto é valorizar as múltiplas expressões culturais libanesas no Paraná, levando em conta suas raízes históricas, linguísticas, valores, crenças, tradições, manifestações sociais legítimas, artísticas, religiosas, culinárias e gastronômicas, bem como de seu povo, considerando os imigrantes, nascentes no Líbano ou descendentes de libaneses, e a importância da comunidade libanesa para o desenvolvimento socioeconômico e na identidade multicultural paranaense”, justifica o deputado Cobra Repórter.

  O deputado esclarece que este foi um pedido da República do Líbano de Londrina, comunidade libanesa de Londrina e região encabeçada por Nabih Bou Roujeile (foto), Nasser El Kadri e Samir Zambiam, que tem procurado valorizar a cultura árabe e destacado a importância do segmento para a economia de Londrina, do Paraná e do Brasil. Neste ano de 2023 foi inaugurada em Londrina a Praça da República do Líbano, por iniciativa da República do Líbano, uma homenagem à comunidade libanesa do município. 

Publicidade

Leia Também:

    “Os imigrantes libaneses e seus descendentes contribuem grandemente com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Paraná e do país como um todo, especialmente no setor da ciência, do comércio e da cultura”, ressalta o deputado.  O Paraná concentra uma das maiores colônias árabes do Brasil. Os maiores grupos libaneses estão concentrados nos municípios de Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina e Guarapuava. Foz do Iguaçu é considerada a 2ª maior colônia libanesa do país.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria/Meire Bicudo/Veruska Barison
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!