Representantes da Universidade Estadual de Londrina e o deputado estadual Tercilio Turini pediram apoio ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, na liberação de recursos para construção no campus da UEL da Academia Escola de Atividade Física e Saúde. A proposta é criar estrutura de atendimento à comunidade em ações de promoção de saúde, prevenção e reabilitação, com perspectivas de no decorrer dos anos acolher até 800 pessoas por dia, de todas as idades. Professores e estudantes vão prestar serviço por meio de programas de estágio e de extensão universitária.
O projeto liderado pelo Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) tem investimento estimado de R$ 15 milhões.
“Conversei com o amigo Alexandre, ele entendeu a importância do empreendimento para atender a população de Londrina, Cambé e outros municípios, se dispôs a trabalhar na busca de recursos e já é nosso aliado no projeto” – comentou Tercilio Turini, que entregou documento ao presidente da Assembleia ontem (dia 16) à noite, em evento de prestação de contas, ao lado da reitora Marta Fávaro, dirigentes e docentes da UEL.
A Academia Escola de Atividade Física e Saúde terá espaço de exercícios e musculação, salas de treinamento funcional, pilates, dança, ginástica, vestiários, auditório e áreas de recepção, avaliação e administrativa. A intenção é integrar o atendimento à rede pública do SUS, recebendo pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais. O planejamento estabelece também ações multiprofissionais envolvendo os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Psicologia e outras áreas, em parceria com secretarias municipais de Saúde.
O médico e deputado Tercilio Turini, que por muitos foi professor de Medicina da UEL e diretor do Hospital Universitário, destaca que a Academia vai atender gratuitamente a comunidade na melhoria da qualidade de vida. “Podem contar com meu empenho e do presidente Alexandre Curi na articulação política na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado, para liberarmos os recursos e asseguramos o investimento em serviços à população de Londrina e outras cidades” – diz o deputado estadual Tercilio Turini.

Comentários: