website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 30 de Novembro de 2025
laboratório
laboratório

Local

Prefeitura executa projeto inédito na transposição do Córrego Forquilha

Obra está sendo executada 100% com recursos públicos, máquinas e servidores municipais

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Prefeitura executa projeto inédito na transposição do Córrego Forquilha
📸Reprodução/Redes Sociais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Historicamente, o município de Ibiporã já sofreu com a destruição de pontes e estradas rurais em decorrência de grandes volumes de chuva, levando a prefeitura a decretar situação de emergência em anos anteriores. A administração municipal realiza manutenção permanente das vias rurais, mas danos pontuais podem ocorrer como no caso do Córrego da Forquilha que recebe grande volume de água de vários bairros da zona sul.

   A Prefeitura de Ibiporã tem realizado diversas obras de infraestrutura relacionadas ao Córrego da Forquilha, incluindo a construção e recuperação de pontes na região, com ações recentes e passadas.  Desta feita, após o grande volume de chuvas ocorridos este mês, a situação ficou mais grave e exigiu da prefeitura uma medida que deixa de ser paliativa, para servir de experiência inédita, com uma obra totalmente planejada e executada com recursos, maquinários e servidores municipais.

   Unidas, a Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria de Serviços Públicos, Obras e Viação desenvolveram um projeto inédito para a transposição do Córrego Forquilha com uma nova ponte projetada para maior vazão de água e segurança no tráfego, como parte do novo acesso à zona sul.

Publicidade

Leia Também:

   Para tal, o setor de planejamento e engenharia mapearam a topografia do local e planejaram um novo curso de vazão que atenda a demanda do volume de água que tem recebido além da construção de uma nova ponte, com estruturas de concreto desenvolvidas e executadas no próprio município. “Não é apenas uma reforma da ponte destruída, mas uma obra nova e inédita onde temos orgulho de executar do início ao fim com recursos próprios, máquinas e servidores municipais”, relatou o secretário Junior Frederico Aliano. 

Etapas da obra de transposição do córrego com a supervisão do secretário de obras, Junior Aliano

   O secretário explicou que num trecho do córrego foi feito uma passagem temporária. Num outro trecho foi aberto um platô com 14 metros de comprimento e 8 metros de largura onde será instalada a travessia definitiva. “Um modelo que esta administração nunca executou. Vale ressaltar que toda a obra possui as licenças ambientais exigíveis obedecendo a legislação e esperamos em breve estar entregando a população desta região”, finalizou.

  A obra vem atender indicações  do vereador Dieguinho da Furgão (PSD) que por mais de uma vez apresentou pedido de urgência somente este ano. O primeiro pedido ocorreu em março e no início do mês, cobrou novamente da administração. O prefeito José Maria entendeu a urgência, dispensando licitação para terceirizar a obra e está executando com a estrutura física e financeira do município.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )