Na noite desta quinta-feira (27), o Plenário da Câmara Municipal de Ibiporã ficou lotado por familiares, amigos e autoridades para a Sessão Solene de Entrega de Honrarias. Em clima de muita emoção, foram entregues quatro Títulos de Cidadania Honorária a personalidades que ajudaram a construir a história do município nas áreas de educação, saúde, gestão pública e vida comunitária: Antônio Medre Montresoro (Medre), Dr. Paulo Tsuchiya, João Ferrari e Maria Aparecida Zanoni Cembraneli (professora Cidinha).
A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Rafael Eik Borges Ferreira, e contou com a presença dos vereadores Ilseu Zapelini, Dieguinho da Furgão, Prof. Abreu, Augusto Semprebon, Hugo Furrier, Professor Mohamed e Rafael da Farmácia. Também acompanharam a solenidade a juíza do Trabalho Sandra Cristina Zanoni Sembranelli Correia, o ex-diretor Geral da Câmara, Bruno Sembranelli, e demais convidados.
Ao abrir os trabalhos, o presidente destacou o significado institucional das homenagens:
“Eu fico muito feliz de poder estar homenageando pessoas da nossa cidade que fizeram, fazem e vão continuar fazendo a diferença. Quando a gente vem aqui, como instituição, para homenagear pessoas da educação, da cultura, da administração, do setor público, do setor privado, da medicina, a gente está enaltecendo os valores que a gente quer na nossa sociedade, qual sociedade a gente quer construir”, afirmou Rafael.
Depois da execução dos hinos Nacional e de Ibiporã, tiveram início as homenagens individuais, com a leitura do histórico de cada agraciado e a entrega dos títulos pelos autores das leis.
Medre: servidor público, educador e líder respeitado
Primeiro a ser homenageado, Antônio Medre Montrezoro, o “Medre”, recebeu o Título de Cidadão Honorário do Município de Ibiporã em reconhecimento a décadas de atuação como professor, contador, secretário municipal, conselheiro tutelar, vereador e liderança comunitária. A honraria foi concedida pela Lei Ordinária nº 3.424/2025, de autoria do vereador Rafael Eik Borges Ferreira, que também fez a entrega do diploma.

No discurso, Medre lembrou a trajetória no serviço público e o orgulho pela família e pelos amigos construídos em Ibiporã:
“Hoje eu estou começando a colher os frutos que eu plantei. Eu comecei a trabalhar no serviço público em 1964… lecionei, alfabetizei muitas crianças, trabalhei na prefeitura, fiz muitos amigos. A prefeitura, para mim, era uma outra família que eu tinha”, contou.
Ele também destacou que sempre buscou ensinar pelo exemplo:
“Eu não criei minha família educando com palavras. Eu dava o exemplo. Se eu não queria que o meu filho fumasse, eu também não podia fumar. Se eu não queria que meu filho bebesse, eu também não podia beber. Então eu criei minha família dando exemplo, e graças a Deus eu me orgulho da família que eu tenho”, afirmou, arrancando aplausos do plenário.
Ao agradecer o título, fez questão de citar parentes, colegas e ex-alunos presentes, reforçando que pretende “arrumar mais amigos ainda” e seguir participando da vida da cidade.
Dr. Paulo Tsuchiya: referência na atenção básica em saúde
Em seguida, foi homenageado o médico Paulo Tsuchiya, que recebeu o Título de Cidadão Honorário de Ibiporã concedido pela Lei Ordinária nº 3.406/2025, de autoria do vereador Diego Barbosa da Fonseca (Dieguinho da Furgão), responsável pela entrega da honraria.
Com mais de três décadas de atuação na atenção básica, especialmente na Unidade Básica de Saúde do Jardim San Rafael, o médico teve sua trajetória destacada pela proximidade com as famílias, pelo atendimento humanizado e pela defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde.

Em poucas palavras, visivelmente emocionado, o Dr. Paulo resumiu o sentimento da noite:
“Essa noite, a palavra que me inspira é gratidão. Gratidão a Deus por tantas graças recebidas durante a minha vida. Gratidão ao povo de Ibiporã pelo acolhimento, pelo carinho nesses 34 anos como médico da UBS São Rafael e gratidão por receber esse título tão honroso. Hoje me considero, com muito orgulho, um filho de Ibiporã”, declarou.
João Ferrari: trabalho, política e serviço ao próximo
O terceiro homenageado da noite foi João Ferrari, que também recebeu o Título de Cidadão Honorário de Ibiporã, concedido pela Lei Ordinária nº 3.413/2025, de autoria do vereador Hugo Aparecido Furrier, responsável pela entrega da honraria.
Com trajetória ligada ao comércio, ao transporte de passageiros, à merenda escolar e à vida política, João Ferrari é lembrado pela atuação como comerciante, taxista, servidor público e vereador, sempre próximo da população e envolvido em ações solidárias.
Ao agradecer o reconhecimento, ele reforçou o vínculo de longa data com o município:
“Eu sou ibiporaense, nasci na Água do Sabão, há mais de 84 anos entre município e cidade. Aqui na cidade estou já há mais de 61 anos”, recordou.
Recuperando-se de cirurgia, fez um discurso breve, mas carregado de emoção:
“Só resta aqui eu agradecer a presença de cada um de vocês… que Deus abençoe e proteja cada um de nós. Até uma outra oportunidade, se assim Deus o permitir”, disse, sob aplausos de amigos e familiares.
Professora Cidinha: educação, cidadania e compromisso com Ibiporã
Encerrando as homenagens, foi entregue o Título de Cidadã Honorária de Ibiporã à professora e advogada Maria Aparecida Zanoni Cembraneli, a professora Cidinha, concedido pela Lei Ordinária nº 3.387/2025, de autoria do vereador Rafael do Nascimento de Oliveira (Rafael da Farmácia), que fez a entrega da honraria.

Com longa trajetória na educação, na advocacia, na vida política e em projetos sociais e ambientais, a homenageada teve lembrados seus anos como professora e diretora nos colégios estaduais Olavo Bilac e Teotônio Vilela, sua atuação como vereadora (1997–2000), a criação da Casa Abrigo para crianças e adolescentes, a implantação do CEMIC Ambiental, o programa de Lixo Tóxico Rural, o Serviço de Inspeção Municipal para produtos alimentícios, o incentivo à vacinação de idosos e o envolvimento em iniciativas de civismo e meio ambiente.
Em discurso emocionado, professora Cidinha relembrou a chegada a Ibiporã e o caminho trilhado na cidade:
“Relembro com muita atenção e emoção a minha chegada à nossa querida Ibiporã, logo após o casamento… Cidade que cresce num ritmo acelerado e cuja população ordeira e muito acolhedora nos recebeu de braços abertos há mais de 50 anos”, disse, dirigindo-se à família, amigos, ex-alunos e autoridades presentes.
Ela afirmou sentir-se recompensada pelo reconhecimento ao trabalho na educação, na advocacia e na vereança:
“Recebo com muita alegria, gratidão e humildade esta máxima honraria, consciente de que os esforços dedicados ao magistério, como professora e diretora, e como advogada e vereadora, não foram em vão”, afirmou.
Ao encerrar, citou a escritora Cora Coralina para resumir o sentido da sua trajetória:
“O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, concluiu, sendo novamente aplaudida de pé.
Encerramento e próximos eventos
No encerramento da Sessão Solene, o presidente Rafael Eik Borges Ferreira voltou a agradecer a presença de todos e destacou o papel da Câmara em reconhecer publicamente quem contribui com Ibiporã: “Mais uma vez, quero agradecer a todos e a todas, em mais essa noite de homenagem a grandes pessoas do nosso município, que ajudaram a construir a nossa sociedade”, afirmou.
Procuradoria da Mulher
Rafael também lembrou a programação da Casa para a noite desta sexta-feira (28), com a solenidade de posse da Procuradoria Especial da Mulher: “Nesta sexta-feira temos o lançamento da Procuradoria da Mulher aqui nessa Casa, começa às 19h também… vai ser um momento importante para construir as políticas da mulher dentro da nossa cidade e da nossa Câmara”, ressaltou.
Após o encerramento formal, os homenageados foram convidados a retornar ao centro do Plenário para o registro fotográfico oficial, seguido de um momento de confraternização no hall da Câmara, coroando uma noite marcada por gratidão, reconhecimento e emoção compartilhada por todos os presentes.

Comentários: