O prefeito José Maria Ferreira (PSD) visitando as obras de reforma do CEEBJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) Dr. Francisco Gutierrez Beltrão, em Ibiporã, está otimista com o andamento da obra no prédio que está passando por uma ampla obra de reforma e ampliação. A intervenção, em andamento em 2025, conta com investimento de R$ 8,3 milhões do Governo do Estado.
Os trabalhos, que começaram em maio de 2025 e têm prazo de conclusão de um ano, visam revitalizar o colégio mais antigo da cidade. Porém o prefeito otimista, acredita que pelo andamento da obra, espera poder inaugurar no final do ano. A reforma é complexa e há muito aguardado pela comunidade escolar. O prédio histórico com mais de 80 anos está recebendo nova estrutura, porém preservando o aspecto original, além de construção de quadra poliesportiva, pátio coberto, refeitório, cozinha e sanitários acessíveis.
Uma das principais novidades é a construção de um planetário e um observatório astronômico com recursos do município, que contará com salas de oficinas, anfiteatro e espaços para exposições. Todas as salas de aula estão sendo revitalizadas assim como as áreas administrativas, proporcionando mais conforto e segurança para a comunidade escolar. Durante as obras, os alunos foram temporariamente transferidos para o prédio da FACESE, com o retorno previsto para a conclusão da reforma.
No prédio também funcionava a Escola Carlos Augusto Guimarães de ensino municipal que atende os anos iniciais do ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2019, o colégio já havia passado por uma reforma menor, com investimento de R$ 95 mil para melhorias no muro, cobertura e banheiros. A obra atual, no entanto, é a mais significativa e completa em sua história, transformando a escola em um novo polo educacional e cultural para Ibiporã.
Em um vídeo na sua rede social, o prefeito José Maria comemora o andamento da obra. “A escola Francisco Beltrão vai de vento em popa. Com certeza em dezembro nós teremos a possibilidade de estar inaugurando e entregando a população. Assim, para o próximo ano vamos estar aí com a escola Carlos Guimarães funcionando e fazendo a sua atividades também dentro deste colégio novo, organizado, bonito e que vai referenciar a nossa história porque tem mais de 80 anos. E é importante sua manutenção para a vida escolar e a sua vida histórica no município de ibiporã .
São momentos importantes que a cidade vive e nós precisamos aproveitá-los do ponto de vista econômico e social, do resgate da renda e da capacidade de melhoria de nossa população. É assim que nós estamos pensando ibiporã. Com infra estrutura e capacidade de renda nas famílias e com bem estar social”, pontuou.
Perguntar não ofende: Porque a obra tocada pelo Governo do Estado vai de vento em popa e as obras tocadas pela prefeitura vai devagar, quase parando? É para inaugurar tudo junto, em ano eleitoral?

Comentários: